Mapa topográfico América do Sul
Mapa interativo
Clique no mapa para exibir a altitude.
América do Sul
A cultura Chavín foi uma civilização que até antes do descobrimento de Caral-Supe era considerada a primeira das Américas. A cultura se desenvolveu no norte do Peru, a cerca de 3 150 metros de altitude. O sítio arqueológico de Chavin de Huantar apresentou ocupação humana desde 1500 a.C. até 300 a.C.. No geral, o período considerado da civilização Chavín vai de 900 a.C. até 200 a.C.. Sua área de influência se estendeu para outras civilizações ao longo da costa. Chavin de Huantar era um centro cerimonial e de peregrinação para o mundo religioso andino e abrigava pessoas de diferentes latitudes, distâncias e línguas, tornando-se um importante centro de convergência e difusão ideológica, cultural e religiosa em torno de um culto espalhado por um vasto território: as costas norte, central e sul, as terras altas do norte e a selva alta do Peru. Os prédios e as praças foram decorados com exuberante iconografia simbólica antropomórfica e zoomórfica de extraordinária síntese estética, esculpidas em baixo-relevo. A cultura Chavin não desenvolveu a escrita. A cultura Chavín também demonstrou habilidades avançadas e conhecimento em metalurgia, desenvolvendo trabalhos em ouro com refino. E usavam o derretimento do metal como solda. Domesticaram camelídeos como as lhamas que foram usados como animais de carga, fibra e carne. Também cultivaram com sucesso batata, quinoa e milho. Eles desenvolveram um sistema de irrigação para auxiliar o crescimento dessas culturas. A produção de cerâmica ocorreu entre 850 a.C. e 200 a.C.. A produção mudou ao longo da existência do sítio. Um uso de pasta vulcânica durante os primeiros séculos e com pouca variação de forma. Entre 400 a.C. e 250 a.C. se usa um material intrusivo como o granodiorito. A produção foi muito diversificada e intensa quando o sítio conheceu seu período de maior atividade. As cerâmicas contêm composições químicas diversas o que sugere múltiplas origens.
Sobre este mapa
Nome: Mapa topográfico América do Sul, altitude, relevo.
Local: América do Sul (-46.00022 -86.00066 3.99978 -36.00066)
Altitude média: 283 m
Altitude mínima: -1 m
Altitude máxima: 6.497 m
Outros mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.
Brasil
O relevo do Brasil é caracterizado por uma combinação de planaltos, planícies e depressões, resultando em uma topografia diversificada. Os planaltos ocupam grande parte do território, com destaque para o Planalto Central, que se estende pelo centro do país, e o Planalto Meridional, presente nas regiões…
Altitude média: 368 m
São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
São Paulo, localizada na Região Sudeste do Brasil, é uma metrópole situada em uma área de transição entre a planície litorânea e o planalto paulista, com uma topografia bastante variada. A cidade está posicionada a cerca de 760 metros acima do nível do mar, em uma região caracterizada por um relevo…
Altitude média: 716 m
Paraguai
O Paraguai está localizado no centro-sul da América do Sul. A topografia da área do leste do país é extensamente plana. O principal produto de exportação cultivado nessa região é a soja. No oeste, a principal atividade econômica do cerrado do Grande Chaco é a pecuária. O rio Paraguai divide o país…
Altitude média: 199 m
Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Podem-se descrever quatro unidades morfológicas no estado:…
Altitude média: 205 m
Paraná
Mais de 52% do território do Paraná localiza-se além de 600 m e 89% para além de 300 m; apenas 3% localiza-se aquém de 200 metros. Dominam o relevo do estado as áreas aplainadas dispostas a enorme altitude, formando planaltos montanhosos que compõem as serras do Mar e Geral. Os terrenos mais baixos…
Altitude média: 548 m
Rio de Janeiro
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após…
Altitude média: 43 m
Joinville
A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas quatro metros, o que, em dias de maré muito alta, causa alagamentos. Há morros elevados em torno da cidade. O ponto culminante é o pico Serra Queimada, com 1 325 metros de altitude, na Serra Queimada.
Altitude média: 162 m
Campo Grande
Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os…
Altitude média: 435 m
Porto Alegre
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…
Altitude média: 26 m
Curitiba
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 963 726 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…
Altitude média: 912 m
Belo Horizonte
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril. Os habitantes deram o nome de Curral del Rei, por causa do cercado ou curral ali…
Altitude média: 895 m
Ribeirão Preto
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Ribeirão Preto
No relevo de Ribeirão Preto apresenta-se predominância de áreas onduladas, sendo composto por colinas amplas e baixas e com topos tabulares. As altitudes encontram-se entre 500 e 700 metros e as declividades médias variam em torno de 2% a 10%. A altitude média do município é de 544,8 metros. Nos vales…
Altitude média: 612 m
São Bernardo do Campo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
Localiza-se no alto da Serra do Mar, do planalto Atlântico, ocupa uma área de 408,45 quilômetros quadrados, e a altitude varia entre 60 metros do nível do mar, na junção do rio Passareúva com o rio dos Pilões (pé da Serra) até 986,5 metros, no Pico do Bonilha, no bairro Montanhão.
Altitude média: 665 m
Santa Catarina
Santa Catarina possui 77% de seu território além de 300 metros e 52% além de 600 metros. Destaca-se dentre as unidades federativas brasileiras de relevo mais alto. Quatro unidades geomorfológicas, que vão do litoral ao interior, formam o relevo estadual: baixada litorânea, Serra do Mar, planalto…
Altitude média: 530 m
Pouso Alegre
Pouso Alegre é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no sul mineiro e sua população estimada em julho de 2021 era de 154 293 habitantes. Localiza-se a uma latitude 22º13'48" sul e a uma longitude 45º56'11" oeste, estando a uma altitude de 832 metros.
Altitude média: 902 m
Canoas
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos.
Altitude média: 12 m
Ribeirão Cascalheira
Ribeirão Cascalheira é um município brasileiro do estado de Mato Grosso, localizado na latitude sul 12º56'30", longitude oeste 51º49'27", altitude 386 metros acima do nível do mar. Em 2022, a população era de 10.089 habitantes. Sua área é de 11.354,555 km² (25º maior do estado) e a sede dista 960…
Altitude média: 314 m
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná, destaca-se por um relevo suavemente ondulado, com altitudes que variam entre 90 e 300 metros, e uma média de aproximadamente 200 metros. Essa topografia favorece o desenvolvimento agrícola na região. O município é delimitado a oeste pelo rio Paraná,…
Altitude média: 228 m
Mossoró
O relevo do município, com altitudes predominantes abaixo de cem metros, é formado pela Chapada do Apodi (que abrange terrenos cortados pelos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu e com tendência ligeiramente elevada), Depressão Sertaneja-São Francisco (terrenos entre a Chapada do Apodi e o Planalto da…
Altitude média: 67 m
Itaboraí
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
As características do relevo do município são bem peculiares entre si. As maiores altitudes da cidade são encontradas na serra do Barbosão, a leste, na divisa com Tanguá; nas serras do Lagarto e Cassorotiba do Sul, na divisa com o município de Maricá. Nas demais localidades, no norte e no oeste do…
Altitude média: 61 m
Balneário Piçarras
Balneário Piçarras (originalmente Piçarras) é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º45'50" Sul e a uma longitude 48º40'18" Oeste, estando a uma altitude média de 18 metros. Sua população estimada em 2019 é de 23.147 habitantes.
Altitude média: 15 m
Maranhão
Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui o segundo maior litoral do país, resultando em uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto e o…
Altitude média: 210 m
Campinas
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
Por volta do ano de 1772, os moradores daquela região reivindicavam a construção de uma capela, já que a igreja mais próxima do povoado situava-se em Jundiaí. A permissão foi concedida um ano mais tarde, demarcando-se, no dia 22 de setembro daquele ano, o local que seria destinado à construção da…
Altitude média: 666 m
Minas Gerais
A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima…
Altitude média: 559 m
Nova Lima
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
O relevo de Nova Lima é majoritariamente formado por terrenos acidentados, tanto na área central da cidade, quanto no restante do território. Segundo a classificação do prof. Jurandyr Ross, o município integra a região denominada "Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste", composto principalmente…
Altitude média: 1.060 m
Macapá
A criação do Território Federal do Amapá (1943) e a elevação à categoria de estado (1988) culminaram em intensa migração, que trouxe pessoas de várias partes do Brasil em busca de melhorias de vida. Entre 1990 e 2010, a população de Macapá cresceu 136%, passando de 132.668 pessoas para 381.214…
Altitude média: 37 m
Goiânia
Goiânia está em uma região de dobramentos formados no período neoproterozoico, cujo relevo do local é composto por planaltos com pequenos declives, o que dá ao território paisagens aplanainadas, O solo da cidade é do tipo terra roxa. Geomorfologicamente, Goiânia está dividida em cinco categorias:…
Altitude média: 795 m
Prefeitura de Kanagawa
Topograficamente, a prefeitura é dividida em três áreas distintas. A região ocidental montanhosa inclui a cadeia de montanhas de Tanzawa e o vulcão de Hakone. A região oriental, onde há muitas colinas, é lembrada pelas Colinas de Tama e a Península de Miura. A região central, que margeia as Colinas…
Altitude média: 170 m
Ilha Sumítica
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Ilhabela
Altitude média: 1 m
Peruíbe
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
A altitude média é de 5,88 metros. O território tem predominância de planície costeira, com o Morro do Guaraú, a Serra de Jureia-Itatins e a Serra do Mar. Possui 32 km de praias, desde aquelas altamente urbanizadas até praticamente desertas e bem preservadas, além das ilhas de Queimada Grande, que…
Altitude média: 113 m
Criciúma
Localiza-se a uma latitude 28º40'39" Sul e a uma longitude 49º22'11" Oeste, estando a uma altitude média de 46 metros.
Altitude média: 41 m
Maceió
A vila de Maceió foi desmembrada no dia 5 de dezembro de 1815 da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo…
Altitude média: 54 m
Nazaré da Mata
Nazaré da Mata é um município brasileiro da zona da mata do estado de Pernambuco, que se estende por uma área de 141,3 km², com uma altitude média de 89 metros acima do nível do mar. Sua população é de 30.647 habitantes, sendo 24.704 residentes na zona urbana e 5.943 na zona rural.
Altitude média: 102 m
Cidades
Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de Campina Grande > Campina Grande
Altitude média: 478 m
Suíça
O planalto suíço, denominado como plateau, ocupa um terço da área do país e aí mora cerca de dois terços da população naquela área geográfica. A densidade populacional é de cerca de 450 pessoas por quilómetro quadrado. Vai desde o Lago Leman na fronteira francesa, atravessando o centro da Suíça…
Altitude média: 1.016 m
Vinhedo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
O clima de Vinhedo é considerado tropical de altitude (do tipo Cwa) na classificação climática de Köppen-Geiger, segundo o Centro de Meteorologia e Climatização Aplicada à Agricultura (CEPAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). De acordo com dados do Centro Integrado de Informações…
Altitude média: 735 m
São José dos Pinhais
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
A altitude é de 906 metros, na sede municipal. O relevo do município é formado pelo talvegue do Iguaçu a oeste e pela serra do Mar a leste, com altitudes que oscilam entre 200 m e 1.300 m. São José dos Pinhais está localizada entre o Primeiro Planalto Paranaense e a Serra do Mar.
Altitude média: 913 m
Pelotas
Brasil > Rio Grande do Sul > Aglomeração Urbana do Sul
Por estar situada numa planície costeira, a área urbana do município situa-se em baixa altitude, com, em média, 7 metros acima do nível do mar. O interior do município está sobre um planalto com elevações médias, denominado Serras de Sudeste, com cerros de ondulações moderadas e cobertos com…
Altitude média: 85 m
Bragança Paulista
Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça" Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346…
Altitude média: 870 m
Austrália
Altitude média: 35 m
Uberlândia
Uberlândia tem a altitude média de 887 m. O ponto culminante do município está localizado na cabeceira do Córrego Cachoeirinha, que mede 930 m. A altitude mínima se encontra na foz do Rio Uberabinha, com 622 m. A sede municipal se encontra em altitude de 863,18 m. O município de Uberlândia está…
Altitude média: 822 m
Piauí
A capital e cidade mais populosa do estado é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Os municípios com população superior a oitenta mil habitantes são Teresina, Parnaíba e Picos. Tem um relevo moderado e a regularidade da topografia é superior a 53%…
Altitude média: 321 m
Rio de Janeiro
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas,…
Altitude média: 319 m
México
Como tal, a maioria dos territórios do México central e do norte estão localizadas em altitudes elevadas, e as maiores elevações são encontradas no Eixo Neovulcânico: Pico de Orizaba (5 700 m), Popocatépetl (5 462 m), Iztaccíhuatl (5 286 m) e o Nevado de Toluca (4 577 m). Três grandes aglomerações…
Altitude média: 412 m
Serra da Mantiqueira
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Passa Quatro
A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na serra da Mantiqueira existem diversas…
Altitude média: 2.271 m
Juazeiro
Brasil > Bahia > Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro
Altitude média: 442 m
Salvador
Brasil > Bahia > Região Metropolitana de Salvador
A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade…
Altitude média: 19 m
Blumenau
Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o morro Spitzkopf, porém a proeminência mais alta é o morro Loewsky com 980 metros — ambos situados na zona sul e no interior do Parque Nacional da Serra do Itajaí. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.
Altitude média: 220 m
Rondonópolis
Rondonópolis localiza-se a uma latitude 16º28'15" sul e a uma longitude 54º38'08" oeste, estando a uma altitude de 227 metros. Sua população em 2016 é estimada em 218.899 habitantes, o que coloca Rondonópolis em 135º lugar no Brasil, 54º lugar entre os municípios interioranos brasileiros, 8° lugar…
Altitude média: 349 m
Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia tem vocação industrial, pois conta com espaço, investimentos em infra-estrutura e logística de transporte que dão suporte à expansão econômica, na região". Ao mesmo passo perde o título de cidade dormitório. Na área de serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do município…
Altitude média: 783 m
Sorocaba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
O relevo é classificado como ondulado, caracterizado por vertentes e altos de serra, com altitude média de 632 metros em relação ao nível do mar. A maior altitude é de 1.028 metros, nas cabeceiras do rio Pirajibu, na Serra de São Francisco, próximo a Alumínio. A menor altitude 539 metros está no vale…
Altitude média: 625 m
Caxias do Sul
Caxias do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se no nordeste do estado a uma altitude de 817 metros, sendo a maior cidade da Serra Gaúcha; a segunda cidade gaúcha mais populosa, superada apenas pela capital Porto Alegre; e a 47.ª maior cidade brasileira.
Altitude média: 641 m
Rio Tejo
Portugal > Área Metropolitana de Lisboa > Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras
Altitude média: 11 m
Rio dos Cedros
Rio dos Cedros é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º44'18" sul e a uma longitude 49º16'27" oeste, estando a uma altitude de 85 metros. Sua população foi estimada em 11 676 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019.
Altitude média: 444 m
Mombaça
Depois, com a elevação a município, em 27 de novembro de 1851, conforme Resolução nº 555, batizaram o novo município com o nome de Maria Pereira, em uma homenagem à antiga proprietária da fazenda de mesmo nome. Em 9 de julho de 1892, pelo decreto nº 69, o nome do município foi mudado para Benjamin…
Altitude média: 354 m
Matlosana Local Municipality
África do Sul > Noroeste > Dr Kenneth Kaunda District Municipality
Altitude média: 1.414 m
Região Metropolitana de São Paulo
Na prática o clima da Região Metropolitana de São Paulo é o Tropical de altitude, tipo Cwa, porém muitos acreditam ser do tipo Subtropical por estar com a maior parte desta área, um pouco, ao sul do Trópico de capricórnio. A Topografia e a proximidade do mar (Maritimidade), cerca de 70 km, são os…
Altitude média: 547 m
Região Nordeste
Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2 033…
Altitude média: 229 m
Taubaté
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
5 de fevereiro de 1842 (180 anos) (elevação a cidade)
Altitude média: 701 m
Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos…
Altitude média: 924 m
Poços de Caldas
O município situa-se num planalto elíptico, com área aproximada de 750 km², altitude média de 1300 m e campos suavemente ondulados. É rodeado de montanhas com altitudes entre 1600 m e 1800 m.
Altitude média: 1.188 m
Mauá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A paisagem mauaense é dominada pela formação de morros e picos íngremes, típicos da Serra do Mar e por profundos vales alagadiços, hoje na grande maioria aterrados e ocupados de forma desordenada, o que justifica a alta incidência de enchentes. Somente a região do vale do Rio Tamanduateí, no bairro…
Altitude média: 805 m
Mato Grosso
Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, sendo que a maior parte…
Altitude média: 330 m
Mato Grosso do Sul
Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre duzentos e seiscentos metros.
Altitude média: 349 m
Belém
A partir da década de 1940, o município passou por outras duas grandes mudanças urbanísticas, devido novas tendências na construção civil e o plano de valorização do espaço da cidade, as vacarias foram loteados originando passagens com residências de alvenaria, e nas áreas mais altas e valorizadas…
Altitude média: 6 m
Goiás
O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. Há bastante variação de relevo no território goiano, onde ocorrem terrenos cristalinos sedimentares antigos, áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, bem como chapadas,…
Altitude média: 579 m
Pernambuco
Dentre os grupos indígenas que habitaram o estado, identificou-se a tradição cultural Itaparica, responsável pela confecção de artefatos líticos lascados há mais de 6 mil anos. No agreste pernambucano, conservam-se pinturas rupestres com data aproximada de 2 mil anos antes do presente, atribuídas à…
Altitude média: 124 m
Viamão
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Viamão está a 25 quilômetros de Porto Alegre. A altitude no Centro é de 111 metros. O perímetro é de 227 quilômetros, sendo 110 quilômetros de margem para o lago Guaíba e para a lagoa do Casamento. Tem um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios, com chuvas bem distribuídas ao longo…
Altitude média: 26 m
Distrito Federal
O Distrito Federal se localiza a 15°50’16" de latitude sul e a 47°42’48" de longitude oeste, com altitudes entre 1 000 e 1 200 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Central, cujo relevo é, na maior parte, plano, apresentando algumas leves ondulações. A flora corresponde à…
Altitude média: 983 m
Teresina
Brasil > Piauí > Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina
Com uma latitude de 05°05'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros de elevação em relação ao nível do mar. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. A parte central da cidade está…
Altitude média: 134 m
Ponta Porã
Está a uma altitude média de 755 m. Ponta Porã está situada na Serra de Amambai, que é uma continuidade da Serra de Maracaju. Apresenta uma topografia plana e levemente ondulada, sendo o ponto culminante a Serra de Maracaju, iniciando a elevação máxima no distrito de Cabeceira do Apa a 850 metros acima…
Altitude média: 465 m
Muriaé
As terras do município apresentam altitudes entre 209 metros na sede e 1 110 metros (Morro do Serrote).
Altitude média: 473 m
São Sebastião
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Em 1608, aproximadamente, João de Abreu e Diogo de Unhate alegando "estarem na Capitania há muitas décadas, serem casados, terem filhos e terem ajudado às suas custas, nas…
Altitude média: 202 m
Santos
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839 quando a Assembleia Provincial (que hoje equivale a Assembleia Legislativa Estadual) resolveu aprovar uma Lei que elevou a Vila de Santos à condição de Cidade, assinada por Venâncio José Lisboa, presidente da Assembleia. Logo, comemora-se…
Altitude média: 331 m
Florianópolis
Florianópolis é uma das três capitais do Brasil situadas em ilhas (as outras duas são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na ilha de Santa Catarina, que está situada de forma…
Altitude média: 92 m
Franca
Em 1819, Franca foi visitada pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que deixou o seguinte relato sobre o local: "A vila de Franca, onde pousei, é aprazivelmente localizada em meio de vastas pastagens, numa região descoberta, semeada de capões de mato e recortada por profundos vales. Ocupa essa…
Altitude média: 847 m
Teresópolis
O relevo do município é predominantemente montanhoso e caracterizado por ondulações, tendo resquícios de domínio de morros e de serras baixas na região oeste e de escarpas serranas na região limítrofe com os municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. As maiores elevações podem ser encontradas…
Altitude média: 877 m
Tangará da Serra
Com o sucesso do loteamento Tangará da Serra, houve a elevação à categoria de distrito em 6 de janeiro de 1969, através da Lei Estadual 2.906, no município de Barra do Bugres. Logo, nasce o sentimento de emancipação política, mas ainda não havia motivação para a criação de novos municípios, o…
Altitude média: 396 m
Sapucaia do Sul
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Altitude média: 30 m
