Faça uma doação
Mapa topográfico América do Sul
Clique no mapa para exibir a altitude.
Faça uma doação
América do Sul
A cultura Chavín foi uma civilização que até antes do descobrimento de Caral-Supe era considerada a primeira das Américas. A cultura se desenvolveu no norte do Peru, a cerca de 3 150 metros de altitude. O sítio arqueológico de Chavin de Huantar apresentou ocupação humana desde 1500 a.C. até 300 a.C.. No geral, o período considerado da civilização Chavín vai de 900 a.C. até 200 a.C.. Sua área de influência se estendeu para outras civilizações ao longo da costa. Chavin de Huantar era um centro cerimonial e de peregrinação para o mundo religioso andino e abrigava pessoas de diferentes latitudes, distâncias e línguas, tornando-se um importante centro de convergência e difusão ideológica, cultural e religiosa em torno de um culto espalhado por um vasto território: as costas norte, central e sul, as terras altas do norte e a selva alta do Peru. Os prédios e as praças foram decorados com exuberante iconografia simbólica antropomórfica e zoomórfica de extraordinária síntese estética, esculpidas em baixo-relevo. A cultura Chavin não desenvolveu a escrita. A cultura Chavín também demonstrou habilidades avançadas e conhecimento em metalurgia, desenvolvendo trabalhos em ouro com refino. E usavam o derretimento do metal como solda. Domesticaram camelídeos como as lhamas que foram usados como animais de carga, fibra e carne. Também cultivaram com sucesso batata, quinoa e milho. Eles desenvolveram um sistema de irrigação para auxiliar o crescimento dessas culturas. A produção de cerâmica ocorreu entre 850 a.C. e 200 a.C.. A produção mudou ao longo da existência do sítio. Um uso de pasta vulcânica durante os primeiros séculos e com pouca variação de forma. Entre 400 a.C. e 250 a.C. se usa um material intrusivo como o granodiorito. A produção foi muito diversificada e intensa quando o sítio conheceu seu período de maior atividade. As cerâmicas contêm composições químicas diversas o que sugere múltiplas origens.
Faça uma doação
Sobre este mapa
Nome: Mapa topográfico América do Sul, altitude, relevo.
Local: América do Sul (-46.00022 -86.00066 3.99978 -36.00066)
Altitude média: 283 m
Altitude mínima: -1 m
Altitude máxima: 6.497 m
Faça uma doação
Outros mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.
Brasil
O relevo do Brasil é caracterizado por uma combinação de planaltos, planícies e depressões, resultando em uma topografia diversificada. Os planaltos ocupam grande parte do território, com destaque para o Planalto Central, que se estende pelo centro do país, e o Planalto Meridional, presente nas regiões…
Altitude média: 368 m
São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
São Paulo, localizada na Região Sudeste do Brasil, é uma metrópole situada em uma área de transição entre a planície litorânea e o planalto paulista, com uma topografia bastante variada. A cidade está posicionada a cerca de 760 metros acima do nível do mar, em uma região caracterizada por um relevo…
Altitude média: 716 m
Fortaleza
Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 313,140 km² de área e 2 643 247 habitantes estimados em 2018, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8 390,76 hab/km². É a maior cidade do Ceará em…
Altitude média: 19 m
Santa Catarina
Santa Catarina possui 77% de seu território além de 300 metros e 52% além de 600 metros. Destaca-se dentre as unidades federativas brasileiras de relevo mais alto. Quatro unidades geomorfológicas, que vão do litoral ao interior, formam o relevo estadual: baixada litorânea, Serra do Mar, planalto…
Altitude média: 530 m
Paraná
Mais de 52% do território do Paraná localiza-se além de 600 m e 89% para além de 300 m; apenas 3% localiza-se aquém de 200 metros. Dominam o relevo do estado as áreas aplainadas dispostas a enorme altitude, formando planaltos montanhosos que compõem as serras do Mar e Geral. Os terrenos mais baixos…
Altitude média: 548 m
Faça uma doação
Curitiba
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 963 726 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…
Altitude média: 912 m
Florianópolis
Florianópolis é uma das três capitais do Brasil situadas em ilhas (as outras duas são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na ilha de Santa Catarina, que está situada de forma…
Altitude média: 92 m
Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Podem-se descrever quatro unidades morfológicas no estado:…
Altitude média: 205 m
Faça uma doação
Itália
As áreas costeiras da Ligúria, Toscana e a maioria do Sul geralmente se encaixam no estereótipo do clima mediterrâneo (classificação climática de Köppen, Csa). As condições nas áreas costeiras peninsulares podem ser muito diferentes dos terrenos e vales mais altos do interior, particularmente…
Altitude média: 293 m
Estados Unidos da América
As montanhas de Serra Nevada e a Cordilheira das Cascatas (Cascade Range) se encontram próximas à costa do Pacífico. O Monte McKinley, no Alasca, com 6 194 metros de altitude, é o ponto mais alto do país e de todo o continente. Os vulcões ativos são comuns ao longo do Alasca e nas Ilhas Aleutas e no…
Altitude média: 309 m
Rondonópolis
Rondonópolis localiza-se a uma latitude 16º28'15" sul e a uma longitude 54º38'08" oeste, estando a uma altitude de 227 metros. Sua população em 2016 é estimada em 218.899 habitantes, o que coloca Rondonópolis em 135º lugar no Brasil, 54º lugar entre os municípios interioranos brasileiros, 8° lugar…
Altitude média: 349 m
Brusque
O clima de Brusque, segundo Köppen, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes, apresentando uma temperatura média anual de 20 °C. A temperatura mínima média é de 15 °C e a máxima de 27 °C, sendo comum ocorrência de temperaturas negativas em bairros mais altos e…
Altitude média: 190 m
Boituva
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
Boituva é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Região Intermediária de Sorocaba e na Região Imediata de Sorocaba. Localiza-se a uma latitude 23º17'00" sul e a uma longitude 47º40'20" oeste, estando a uma altitude de 637 metros. Possui uma…
Altitude média: 565 m
Faça uma doação
Joinville
A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas quatro metros, o que, em dias de maré muito alta, causa alagamentos. Há morros elevados em torno da cidade. O ponto culminante é o pico Serra Queimada, com 1 325 metros de altitude, na Serra Queimada.
Altitude média: 162 m
Petrópolis
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Petrópolis situa-se a 68 km do Rio de Janeiro. A área central urbana de Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, subsetor da Serra do Mar. O município de Petrópolis apresenta relevo extremamente acidentado, com ocorrência de grandes…
Altitude média: 832 m
Gravataí
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Como já foi citado anteriormente, Gravataí é subdividida em cinco distritos, sendo eles Barro Vermelho, Ipiranga, Itacolomi, Morungava e a Sede. No ano de 2000, possuíam, respectivamente, população de 4 085, 4 048, 6 073, 5 920 e 202 503 habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e…
Altitude média: 66 m
Nova Iguaçu
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
A temperatura mínima na cidade pode atingir os 10 °C, nos meses de maio a julho. Levando-se em conta o gradiente térmico, que estabelece a variação de 0,65 °C para cada 100 metros de altitude, é possível que, nas partes mais altas do município (notadamente a Serra do Tinguá, cuja altitude máxima é…
Altitude média: 163 m
Faça uma doação
Caxias do Sul
Caxias do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se no nordeste do estado a uma altitude de 817 metros, sendo a maior cidade da Serra Gaúcha; a segunda cidade gaúcha mais populosa, superada apenas pela capital Porto Alegre; e a 47.ª maior cidade brasileira.
Altitude média: 641 m
Minas Gerais
A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima…
Altitude média: 559 m
Franca
Em 1819, Franca foi visitada pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que deixou o seguinte relato sobre o local: "A vila de Franca, onde pousei, é aprazivelmente localizada em meio de vastas pastagens, numa região descoberta, semeada de capões de mato e recortada por profundos vales. Ocupa essa…
Altitude média: 847 m
Marabá
O povoamento de origem europeia da região de Marabá principiou no início do século XIX, porém, somente consolidou-se com a chegada de imigrantes árabes, goianos e maranhenses, em 1894. A emancipação municipal se deu em 1913, ocorrendo a elevação da sede para categoria de cidade em 1923. O…
Altitude média: 182 m
Faça uma doação
São Roque
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
São Roque é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba. Localiza-se à latitude 23º31'45"Sul e à longitude 47º08'07" Oeste, com altitude de 771 metros. Sua…
Altitude média: 845 m
Poços de Caldas
O município situa-se num planalto elíptico, com área aproximada de 750 km², altitude média de 1300 m e campos suavemente ondulados. É rodeado de montanhas com altitudes entre 1600 m e 1800 m.
Altitude média: 1.188 m
Uruguai
Uma densa rede fluvial cobre o território uruguaio, que consiste em quatro bacias hidrográficas: Rio da Prata, Rio Uruguai, Lagoa Mirim e Rio Negro, que é principal rio interno. Várias lagoas são encontradas ao longo da costa atlântica. O ponto culminante do país é o Cerro Catedral, a 514 metros de altitude.
Altitude média: 83 m
Salvador
Brasil > Bahia > Região Metropolitana de Salvador
A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade…
Altitude média: 19 m
Faça uma doação
Pelotas
Brasil > Rio Grande do Sul > Aglomeração Urbana do Sul
Por estar situada numa planície costeira, a área urbana do município situa-se em baixa altitude, com, em média, 7 metros acima do nível do mar. O interior do município está sobre um planalto com elevações médias, denominado Serras de Sudeste, com cerros de ondulações moderadas e cobertos com…
Altitude média: 85 m
Bragança Paulista
Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça" Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346…
Altitude média: 870 m
Balneário Piçarras
Balneário Piçarras (originalmente Piçarras) é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º45'50" Sul e a uma longitude 48º40'18" Oeste, estando a uma altitude média de 18 metros. Sua população estimada em 2019 é de 23.147 habitantes.
Altitude média: 15 m
Campo Grande
Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os…
Altitude média: 435 m
Faça uma doação
Paraíba
O relevo da Paraíba varia desde planícies no litoral a depressões no sertão. No litoral há a planície litorânea e, no restante da zona da mata, os tabuleiros, formados a partir de acúmulos de terras que descem de localidades mais altas. No agreste, o relevo é formado por depressões situadas entre os…
Altitude média: 310 m
Ceará
Enquanto as chapadas e cuestas são de origem sedimentar, as serras e os inselbergs que abundam em meio à Depressão Sertaneja são de formação cristalina. Dentre os relevos sedimentares, a Chapada do Araripe, com altitudes que vão de 700 m até mais de 900 m, e a Serra da Ibiapaba, com altitude média de…
Altitude média: 257 m
Porto Alegre
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…
Altitude média: 26 m
Rio de Janeiro
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas,…
Altitude média: 319 m
Faça uma doação
Rio de Janeiro
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após…
Altitude média: 43 m
Belo Horizonte
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril. Os habitantes deram o nome de Curral del Rei, por causa do cercado ou curral ali…
Altitude média: 895 m
Ubatuba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Altitude média: 503 m
Paraty
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 quilômetros quadrados com uma população de 39 965 habitantes (densidade demográfica: 35,6 habitantes por quilômetro quadrado). Segundo estimativas do Instituto…
Altitude média: 514 m
Faça uma doação
Lages
Assentamento fundado no século XVIII pelo bandeirante português Correia Pinto, como estalagem tropeira (para a rota entre Rio Grande do Sul e São Paulo) às margens do rio Carahá, em um planalto coberto por floresta de araucária e com altitude média de 900 m (propiciando a ocorrência de neve). Integrou…
Altitude média: 1.011 m
Juiz de Fora
O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo Antônio. A sede está em uma altitude…
Altitude média: 675 m
Osasco
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A altitude do município varia de 740 a 1009 metros, com uma área total de 64,935 km² e uma densidade demográfica de 10 700,62 habitantes por km². O clima é considerado subtropical úmido, tendo verões quentes e chuvosos; Invernos não muito secos e de temperaturas amenas; Demais estações do ano…
Altitude média: 768 m
Santo André
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
Santo André situa-se a uma altitude média de 760 m acima do nível do mar. Seu relevo, bastante acidentado nas regiões mais afastadas do centro, proporciona um belo espetáculo aos olhos dos ecoturistas. Está também inserido na região dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, possuindo áreas…
Altitude média: 774 m
Piauí
A capital e cidade mais populosa do estado é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Os municípios com população superior a oitenta mil habitantes são Teresina, Parnaíba e Picos. Tem um relevo moderado e a regularidade da topografia é superior a 53%…
Altitude média: 321 m
Faça uma doação
Campinas
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
Por volta do ano de 1772, os moradores daquela região reivindicavam a construção de uma capela, já que a igreja mais próxima do povoado situava-se em Jundiaí. A permissão foi concedida um ano mais tarde, demarcando-se, no dia 22 de setembro daquele ano, o local que seria destinado à construção da…
Altitude média: 666 m
Bahia
Seu território está situado na fachada atlântica do Brasil. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). As altitudes da Bahia são modestas, de modo geral: o território baiano possui uma elevação…
Altitude média: 475 m
Portugal
Portugal apresenta uma topografia diversificada que varia significativamente de norte a sul. No norte, predominam as paisagens montanhosas, com serras como a do Gerês, Peneda e Marão, onde os picos podem ultrapassar os 1.500 metros de altitude. Estas áreas são caracterizadas por vales profundos e rios…
Altitude média: 268 m
Faça uma doação
Serra de Maracaju
A serra de Maracaju é uma serra que divide o estado do Mato Grosso do Sul em dois, a oeste da capital, Campo Grande. A leste ficam os campos de cerrado, enquanto se inicia, a oeste, o Pantanal sul-matogrossense. As maiores altitudes da serra estão por volta de 750m, nas proximidades do município de…
Altitude média: 421 m
Região Metropolitana de São Paulo
Na prática o clima da Região Metropolitana de São Paulo é o Tropical de altitude, tipo Cwa, porém muitos acreditam ser do tipo Subtropical por estar com a maior parte desta área, um pouco, ao sul do Trópico de capricórnio. A Topografia e a proximidade do mar (Maritimidade), cerca de 70 km, são os…
Altitude média: 547 m
Ilha da Madeira
A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias na maior extensão da costa, que totaliza cerca de 160 km de extensão. A altitude média é de 1 371,6 m, sendo os pontos mais elevados o Pico Ruivo (1 862 m) e o Pico das Torres (1 853 m). As praias de areia…
Altitude média: 172 m
Domingos Martins
O relevo de Domingos Martins é consideravelmente acidentado, alternando de ondulado a montanhoso. O município integra a "zona serrana central", ou "Cinturão Verde", região do Espírito Santo formada por terras altas e montanhosas. Cerca de 10% da área municipal estão abaixo de 500 metros de altitude, 35%…
Altitude média: 547 m
Mogi das Cruzes
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
De acordo com o historiador Isaac Grinberg, o bandeirante Gaspar Vaz além de responsável pela abertura e por desbravar estas terras, após adquirir uma sesmaria na região, o mesmo também foi responsável pelo pedido de elevação do povoado a vila. Fato que se deu em 1611, aos primeiro de Setembro.
Altitude média: 742 m
Faça uma doação
Serra da Mantiqueira
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Passa Quatro
A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na serra da Mantiqueira existem diversas…
Altitude média: 2.271 m
Região Sul
A Região Sul do Brasil é a menor das cinco regiões do país, com área territorial de 576 774,31 km², sendo maior que a área da França metropolitana e menor que o estado brasileiro de Minas Gerais. Faz parte da Região Centro-Sul do Brasil. Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina…
Altitude média: 242 m
Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos…
Altitude média: 924 m
Mato Grosso do Sul
Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre duzentos e seiscentos metros.
Altitude média: 349 m
Faça uma doação
Goiás
O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. Há bastante variação de relevo no território goiano, onde ocorrem terrenos cristalinos sedimentares antigos, áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, bem como chapadas,…
Altitude média: 579 m
Maricá
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Maricá é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a 22º55'10" de latitude sul, 42º49'07" de longitude oeste, a 5 metros de altitude.
Altitude média: 53 m
Campina Grande
Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de Campina Grande
A cidade localiza-se no estado da Paraíba (não no interior), no agreste paraibano, na parte oriental do Planalto da Borborema, na serra do Boturité/Bacamarte, que estende-se do Piauí até a Bahia. Está a uma altitude média de 555 metros acima do nível do mar. A área do município abrange 593,026 km².
Altitude média: 446 m
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná, destaca-se por um relevo suavemente ondulado, com altitudes que variam entre 90 e 300 metros, e uma média de aproximadamente 200 metros. Essa topografia favorece o desenvolvimento agrícola na região. O município é delimitado a oeste pelo rio Paraná,…
Altitude média: 228 m
Guaramiranga
Guaramiranga é um município brasileiro do estado do Ceará. Está localizado na região serrana do estado, a 105,5 km da capital do estado, Fortaleza. Segundo estimativa de 2019 do IBGE, o município tem cerca de 5.193 habitantes e 59 km² de área. Sua sede se localiza a 865 metros de altitude. A cidade…
Altitude média: 676 m
Faça uma doação
Ouro Preto
Ouro Preto é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 era de cerca de 74 mil habitantes. Localiza-se na latitude 20º23'08" sul, longitude 43º30'29" oeste e altitude média de 1 179 metros.
Altitude média: 984 m
Israel
Altitude média: 410 m
Vitória da Conquista
É a capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais. Pertence à Região Intermediária de Vitória da Conquista. Tem uma altitude média de 923 metros nas escadarias da Igreja Matriz, atingindo os 1 100 metros nas partes mais altas.…
Altitude média: 727 m
Faça uma doação
União da Vitória
União da vitória encontra-se no Terceiro Planalto Paranaense, sendo limitado pela Serra da Esperança na Escarpa Mesozoica com uma altitude média de 830 metros tendo como ponto culminante o pico Tem Que Vê, que tem 1.300 metros de altitude. Cerca de 60% do território união-vitoriense é acidentado, 25%…
Altitude média: 903 m
Uberaba
Em em 2 de março de 1820, O Sargento-Mor Eustáquio (Major Eustáquio) pediu e conseguiu de D. João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.
Altitude média: 789 m
Teresópolis
O relevo do município é predominantemente montanhoso e caracterizado por ondulações, tendo resquícios de domínio de morros e de serras baixas na região oeste e de escarpas serranas na região limítrofe com os municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. As maiores elevações podem ser encontradas…
Altitude média: 877 m
Faça uma doação
São José dos Pinhais
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
A altitude é de 906 metros, na sede municipal. O relevo do município é formado pelo talvegue do Iguaçu a oeste e pela serra do Mar a leste, com altitudes que oscilam entre 200 m e 1.300 m. São José dos Pinhais está localizada entre o Primeiro Planalto Paranaense e a Serra do Mar.
Altitude média: 913 m
São José do Rio Preto
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São José do Rio Preto
Desde a elevação à cidade até os tempos atuais, São José do Rio Preto sofreu diversas alterações em suas divisões distritais. Quando emancipada, a cidade era composta de seis distritos: Tanabi, Ibirá, Avanhandava, Itapirema, Itapura, Vila Adolpho e a Sede. Porém, após diversas mudanças, restam…
Altitude média: 527 m
São João del-Rei
São João del-Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Atlântica e Cerrado. No seu relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos e…
Altitude média: 999 m
São Caetano do Sul
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
Em 1901, São Caetano era elevado a Distrito Fiscal. A fixação das primeiras indústrias coincidiu com a elevação de São Caetano a Distrito de Paz, em 1916. Em 1924, o arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, dava ao núcleo a sua primeira paróquia e seu primeiro vigário, o padre José…
Altitude média: 759 m
Santa Bárbara d'Oeste
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
À medida que a região foi sendo povoada, novos lavradores chegavam à cidade. Em 16 de abril de 1839, ocorreu a elevação à condição de Capela Curada de Santa Bárbara dos Toledos (O nome "Toledos" foi adicionado em referência ao riacho que cruzava a cidade, denominado Ribeirão dos Toledos), passando a…
Altitude média: 583 m
Faça uma doação
Registro
Devido à baixa altitude, relevo plano, muita densidade da Mata Atlântica e a maritimidade, pela proximidade do Oceano Atlântico, as temperaturas tendem a ser mais elevadas em relação a outras localidades na mesma latitude. Nos meses quentes, mesmo em dias nublados, o forte mormaço eleva a temperatura da…
Altitude média: 34 m
Passo Fundo
Situada em um relevo montanhoso a uma altitude média de 690 metros e com clima temperado, Passo Fundo apresenta um clima subtropical úmido (Cfa), com grande amplitude térmica durante o ano. A temperatura média compensada anual é 18 °C, com máximas em torno de 28 °C em janeiro e 18 °C em julho e…
Altitude média: 618 m
Nova Lima
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
O relevo de Nova Lima é majoritariamente formado por terrenos acidentados, tanto na área central da cidade, quanto no restante do território. Segundo a classificação do prof. Jurandyr Ross, o município integra a região denominada "Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste", composto principalmente…
Altitude média: 1.060 m
Montanhas
O relevo de Montanhas está incluído na depressão sublitorânea, uma área de transição entre os tabuleiros costeiros e o Planalto da Borborema, apresentando altitudes abaixo de cem metros. As áreas de menor altitude se caracterizam pela existência de rochas granito-gnáissicas do embasamento cristalino,…
Altitude média: 77 m
Mogi Guaçu
Mogi Guaçu é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 22º22'15" sul e a uma longitude 46º56'38" oeste, estando a uma altitude de 617 metros. Sua população era de 153 033 habitantes segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2020 Possui…
Altitude média: 687 m
Faça uma doação
João Monlevade
O ponto central da cidade tem uma altitude média de 580,57 metros. O ponto culminante do município está na Serra do Seara, onde a altitude chega aos 1 340 metros. Em João Monlevade predomina um relevo montanhoso, sendo que em 68% do território municipal situa-se em domínios de mares de morros e…
Altitude média: 816 m
Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º29'09" sul e a uma longitude 49º04'01" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Possui uma área de 532,59 km².
Altitude média: 300 m
Itatiba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
Em 1857, deu-se a elevação da freguesia para vila, com o nome de Belém de Jundiaí. Conservando a mesma denominação, a vila foi promovida a cidade no ano de 1876. A modificação do nome ocorreu um ano mais tarde (1877), quando a vila passou a se chamar Itatiba, que significa "muita pedra", na língua tupi.
Altitude média: 802 m
Itajaí
A cidade é basicamente plana — devido ao nível do mar; o local mais alto fica no Morro da Cruz, a 170 metros de altitude — grande parte da vegetação nativa pode ser observada em sua total beleza. Integra a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí sendo a cidade-sede , juntamente com os municípios…
Altitude média: 41 m
Faça uma doação
Gramado
Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Sua população estimada em 2018 é de 35.875 habitantes.…
Altitude média: 594 m
Governador Valadares
De forma geral, o território municipal está inserido em duas unidades geomorfológicas, sendo 60% do território valadarense ondulado, 25% montanhoso e 15% plano. As áreas a sul, onde está localizado o perímetro urbano, estão situadas nos domínios da depressão interplanáltica do Vale do Rio Doce, cujo…
Altitude média: 314 m
Garanhuns
O município de Garanhuns encontra-se na unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas, que é formada por regiões que vêm passando acentuado retrabalhamento da sua superfície. Esse tipo é caracterizado pelo relevo muito dissecado e pelos vales profundos. Situado no Planalto da Borborema, Garanhuns…
Altitude média: 738 m
Erechim
De acordo com estudos realizados pela Eletrosul, o território que constitui, hoje, a região do Alto Uruguai já era habitada pelo homem há pelo menos 10 000 anos atrás. Nos últimos três séculos, a região foi habitada principalmente pelos indígenas da etnia caingangue. No entanto, muitos grupos…
Altitude média: 694 m
Faça uma doação
