Geolocalizar

Mapa topográfico Minas Gerais

Mapa interativo

Clique no mapa para exibir a altitude.

Mapa topográfico Minas Gerais, altitude, relevo

Mapa topográfico Minas Gerais, altitude, relevo

Minas Gerais

A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima tropical, que varia de mais frio e úmido no sul até semiárido em sua porção setentrional. Todos esses fatores aliados propiciam a existência de uma rica fauna e flora distribuídas nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica.

Wikipedia (CC-BY-SA 3.0)

Sobre este mapa

Nome: Mapa topográfico Minas Gerais, altitude, relevo.

Local: Minas Gerais, Região Sudeste, Brasil (-22.92276 -51.04500 -14.23182 -39.85678)

Altitude média: 559 m

Altitude mínima: -1 m

Altitude máxima: 2.595 m

Outros mapas topográficos

Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.

São Paulo

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo

São Paulo tem altitude média de 760 metros. O ponto culminante do município é o Pico do Jaraguá, com 1 135 metros de altitude acima do nível do mar, localizado Parque Estadual do Jaraguá, na serra da Cantareira, onde se encontra também a segunda maior floresta urbana do mundo, no Parque da Cantareira.

Altitude média: 716 m

Belo Horizonte

Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte

Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril. Os habitantes deram o nome de Curral del Rei, por causa do cercado ou curral ali…

Altitude média: 895 m

Rio Grande do Sul

Brasil

O estado do Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Podem-se descrever quatro unidades morfológicas no estado:…

Altitude média: 205 m

Bahia

Brasil

Seu território está situado na fachada atlântica do Brasil. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). As altitudes da Bahia são modestas, de modo geral: o território baiano possui uma elevação…

Altitude média: 475 m

Uberlândia

Brasil > Minas Gerais

Uberlândia tem a altitude média de 887 m. O ponto culminante do município está localizado na cabeceira do Córrego Cachoeirinha, que mede 930 m. A altitude mínima se encontra na foz do Rio Uberabinha, com 622 m. A sede municipal se encontra em altitude de 863,18 m. O município de Uberlândia está…

Altitude média: 822 m

Rio de Janeiro

Brasil

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas,…

Altitude média: 319 m

Porto Alegre

Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre

Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…

Altitude média: 26 m

Rio de Janeiro

Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após…

Altitude média: 43 m

Lajeado

Brasil > Rio Grande do Sul

Altitude média: 65 m

Relevo

Brasil > Mato Grosso

Altitude média: 247 m

João Pessoa

Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de João Pessoa

A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil, com longitude oeste de 34º47'30" e latitude sul de 7º09'28. O local é conhecido como a Ponta do Seixas. A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio…

Altitude média: 24 m

Canoas

Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre

Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos.

Altitude média: 12 m

Pernambuco

Brasil

Dentre os grupos indígenas que habitaram o estado, identificou-se a tradição cultural Itaparica, responsável pela confecção de artefatos líticos lascados há mais de 6 mil anos. No agreste pernambucano, conservam-se pinturas rupestres com data aproximada de 2 mil anos antes do presente, atribuídas à…

Altitude média: 124 m

Caxias do Sul

Brasil > Rio Grande do Sul

Caxias do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se no nordeste do estado a uma altitude de 817 metros, sendo a maior cidade da Serra Gaúcha; a segunda cidade gaúcha mais populosa, superada apenas pela capital Porto Alegre; e a 47.ª maior cidade brasileira.

Altitude média: 641 m

Curitiba

Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 963 726 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…

Altitude média: 912 m

Campinas

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas

Por volta do ano de 1772, os moradores daquela região reivindicavam a construção de uma capela, já que a igreja mais próxima do povoado situava-se em Jundiaí. A permissão foi concedida um ano mais tarde, demarcando-se, no dia 22 de setembro daquele ano, o local que seria destinado à construção da…

Altitude média: 666 m

Chapada dos Guimarães

Brasil > Mato Grosso

Altitude média: 385 m

São Bernardo do Campo

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo

Localiza-se no alto da Serra do Mar, do planalto Atlântico, ocupa uma área de 408,45 quilômetros quadrados, e a altitude varia entre 60 metros do nível do mar, na junção do rio Passareúva com o rio dos Pilões (pé da Serra) até 986,5 metros, no Pico do Bonilha, no bairro Montanhão.

Altitude média: 665 m

Fortaleza

Brasil > Ceará

Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 313,140 km² de área e 2 643 247 habitantes estimados em 2018, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8 390,76 hab/km². É a maior cidade do Ceará em…

Altitude média: 19 m

Brasília

Brasil > Distrito Federal > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

No ano de 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luís Cruls e integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central.…

Altitude média: 1.084 m

Goiânia

Brasil > Goiás

Goiânia está em uma região de dobramentos formados no período neoproterozoico, cujo relevo do local é composto por planaltos com pequenos declives, o que dá ao território paisagens aplanainadas, O solo da cidade é do tipo terra roxa. Geomorfologicamente, Goiânia está dividida em cinco categorias:…

Altitude média: 795 m

Manaus

Brasil > Amazonas

Além dos feriados nacionais, o município reconhece outras três datas anuais como sendo feriado decretado: o dia 5 de setembro, em virtude da comemoração da elevação do Amazonas à categoria de província; 24 de outubro, data de aniversário do município; e o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da…

Altitude média: 68 m

Santa Catarina

Brasil

Santa Catarina possui 77% de seu território além de 300 metros e 52% além de 600 metros. Destaca-se dentre as unidades federativas brasileiras de relevo mais alto. Quatro unidades geomorfológicas, que vão do litoral ao interior, formam o relevo estadual: baixada litorânea, Serra do Mar, planalto…

Altitude média: 530 m

Campina Grande

Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de Campina Grande

A cidade localiza-se no estado da Paraíba (não no interior), no agreste paraibano, na parte oriental do Planalto da Borborema, na serra do Boturité/Bacamarte, que estende-se do Piauí até a Bahia. Está a uma altitude média de 555 metros acima do nível do mar. A área do município abrange 593,026 km².

Altitude média: 446 m

Joinville

Brasil > Santa Catarina

A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas quatro metros, o que, em dias de maré muito alta, causa alagamentos. Há morros elevados em torno da cidade. O ponto culminante é o pico Serra Queimada, com 1 325 metros de altitude, na Serra Queimada.

Altitude média: 162 m

Paraná

Brasil

Mais de 52% do território do Paraná localiza-se além de 600 m e 89% para além de 300 m; apenas 3% localiza-se aquém de 200 metros. Dominam o relevo do estado as áreas aplainadas dispostas a enorme altitude, formando planaltos montanhosos que compõem as serras do Mar e Geral. Os terrenos mais baixos…

Altitude média: 548 m

Recife

Brasil > Pernambuco > Região Metropolitana do Recife

A altitude média em relação ao nível do mar é de quatro metros, sendo a cidade mais baixa do Brasil. Sua área territorial é composta de 67,43% de morros, 23,26% de planícies, 9,31% de áreas alagadas (aquáticas) e 5,58% de zonas especiais de preservação ambiental (ZEPA).

Altitude média: 20 m

Itatiba

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas

Em 1857, deu-se a elevação da freguesia para vila, com o nome de Belém de Jundiaí. Conservando a mesma denominação, a vila foi promovida a cidade no ano de 1876. A modificação do nome ocorreu um ano mais tarde (1877), quando a vila passou a se chamar Itatiba, que significa "muita pedra", na língua tupi.

Altitude média: 802 m

Ceará

Brasil

Enquanto as chapadas e cuestas são de origem sedimentar, as serras e os inselbergs que abundam em meio à Depressão Sertaneja são de formação cristalina. Dentre os relevos sedimentares, a Chapada do Araripe, com altitudes que vão de 700 m até mais de 900 m, e a Serra da Ibiapaba, com altitude média de…

Altitude média: 257 m

Itaperuna

Brasil > Rio de Janeiro

Altitude média: 272 m

Cascavel

Brasil > Paraná

Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos, com o quarto melhor planejamento e urbanismo do país, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020.

Altitude média: 613 m

Mato Grosso do Sul

Brasil

Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre duzentos e seiscentos metros.

Altitude média: 349 m

Belém

Brasil > Pará

A partir da década de 1940, o município passou por outras duas grandes mudanças urbanísticas, devido novas tendências na construção civil e o plano de valorização do espaço da cidade, as vacarias foram loteados originando passagens com residências de alvenaria, e nas áreas mais altas e valorizadas…

Altitude média: 6 m

Teresina

Brasil > Piauí > Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina

Com uma latitude de 05°05'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros de elevação em relação ao nível do mar. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. A parte central da cidade está…

Altitude média: 134 m

Juiz de Fora

Brasil > Minas Gerais

O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo Antônio. A sede está em uma altitude…

Altitude média: 675 m

Região Nordeste

Brasil

Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2 033…

Altitude média: 229 m

Salvador

Brasil > Bahia > Região Metropolitana de Salvador

A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade…

Altitude média: 19 m

Vila Velha

Brasil > Espírito Santo > Região Metropolitana da Grande Vitória

O relevo é predominantemente plano, sendo a altitude média da sede de 4 metros acima do nível do mar. São 32 quilômetros de litoral, banhados pelo Oceano Atlântico. Dentre as elevações, destacam-se o Morro da Concha, elevação rochosa situada na área litorânea, coberta com restinga; o Morro do…

Altitude média: 4 m

Campo Grande

Brasil > Mato Grosso do Sul

Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os…

Altitude média: 435 m

Goiás

Brasil

O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. Há bastante variação de relevo no território goiano, onde ocorrem terrenos cristalinos sedimentares antigos, áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, bem como chapadas,…

Altitude média: 579 m

Jacareí

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O relevo é irregular, formado por morros e várzeas, entre elevações da Serra da Mantiqueira. A cidade se localiza em um vale, aproximadamente a 23° S e 45º N, com altitude máxima em torno dos 730 metros e, nas áreas de várzea, beirando os 570 metros. A altitude média é de 580 metros.

Altitude média: 645 m

Cubatão

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista

Em 12 de agosto de 1833, a Regência Trina Permanente, instituída após a abdicação de dom Pedro I, sancionou a Lei 24, que separou um terreno da Fazenda de Cubatão para ali fundar uma povoação. Contudo, o povoado não se desenvolveu e o município não chegou a ser constituído. Pela Lei Regencial 167…

Altitude média: 330 m

Morretes

Brasil > Paraná

A fronteira ocidental de Morretes fica a cerca de 35 km do mar. Todas as divisas estaduais são formadas por acidentes geográficos, ao norte e oeste pelos espigões das Serras dos Órgãos, da Graciosa, do Marumbi e da Farinha Seca, no sudeste pelas serras da Igreja, das Canavieiras e da Prata. No sudeste, é…

Altitude média: 470 m

Itajaí

Brasil > Santa Catarina

A cidade é basicamente plana — devido ao nível do mar; o local mais alto fica no Morro da Cruz, a 170 metros de altitude — grande parte da vegetação nativa pode ser observada em sua total beleza. Integra a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí sendo a cidade-sede , juntamente com os municípios…

Altitude média: 41 m

Aracaju

Brasil > Sergipe

Assim, no dia 17 de março de 1855, Inácio Joaquim Barbosa apresentou o projeto de elevação do povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade e a transferência da capital da província para esta nova cidade, que foi chamada simplesmente de Aracaju. Foi um dos momentos mais importantes e de…

Altitude média: 9 m

São José dos Campos

Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

No relevo de São José dos Campos apresenta-se predominância de áreas com colinas, que são mais acentuadas a norte, cujas alturas variam de 660 a 975 metros; os chamados mares de morros. Onde está a parte urbana da cidade essas colinas se transformam em terraços tabulares. As serras do Planalto…

Altitude média: 825 m

Morro do Pilar

Brasil > Minas Gerais

Altitude média: 781 m

Mato Grosso

Brasil

Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, sendo que a maior parte…

Altitude média: 330 m