Mapa topográfico África
Mapa interativo
Clique no mapa para exibir a altitude.
África
O relevo da África é, em sua maioria, formada por planaltos. É apresentada pelo continente uma altitude média de mais de 750 metros. As formas de relevo que ocupam todas as regiões centro e oeste são planaltos que se erodiram com intensidade. As rochas mais antigas constituem os planaltos. E os planaltos, propriamente ditos, tem como limites os grandes escarpamentos.
Sobre este mapa
Nome: Mapa topográfico África, altitude, relevo.
Local: África (-13.49757 -7.24219 36.50243 42.75781)
Altitude média: 462 m
Altitude mínima: -415 m
Altitude máxima: 4.436 m
Outros mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.
Brasil
O relevo do Brasil é caracterizado por uma combinação de planaltos, planícies e depressões, resultando em uma topografia diversificada. Os planaltos ocupam grande parte do território, com destaque para o Planalto Central, que se estende pelo centro do país, e o Planalto Meridional, presente nas regiões…
Altitude média: 368 m
São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
São Paulo, localizada na Região Sudeste do Brasil, é uma metrópole situada em uma área de transição entre a planície litorânea e o planalto paulista, com uma topografia bastante variada. A cidade está posicionada a cerca de 760 metros acima do nível do mar, em uma região caracterizada por um relevo…
Altitude média: 716 m
Rio de Janeiro
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após…
Altitude média: 43 m
Minas Gerais
A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima…
Altitude média: 559 m
Porto Alegre
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…
Altitude média: 26 m
Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Podem-se descrever quatro unidades morfológicas no estado:…
Altitude média: 205 m
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná, destaca-se por um relevo suavemente ondulado, com altitudes que variam entre 90 e 300 metros, e uma média de aproximadamente 200 metros. Essa topografia favorece o desenvolvimento agrícola na região. O município é delimitado a oeste pelo rio Paraná,…
Altitude média: 228 m
Curitiba
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 963 726 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…
Altitude média: 912 m
Ribeirão Preto
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Ribeirão Preto
No relevo de Ribeirão Preto apresenta-se predominância de áreas onduladas, sendo composto por colinas amplas e baixas e com topos tabulares. As altitudes encontram-se entre 500 e 700 metros e as declividades médias variam em torno de 2% a 10%. A altitude média do município é de 544,8 metros. Nos vales…
Altitude média: 612 m
Santa Catarina
Santa Catarina possui 77% de seu território além de 300 metros e 52% além de 600 metros. Destaca-se dentre as unidades federativas brasileiras de relevo mais alto. Quatro unidades geomorfológicas, que vão do litoral ao interior, formam o relevo estadual: baixada litorânea, Serra do Mar, planalto…
Altitude média: 530 m
Rio de Janeiro
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas,…
Altitude média: 319 m
Campinas
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Campinas
Por volta do ano de 1772, os moradores daquela região reivindicavam a construção de uma capela, já que a igreja mais próxima do povoado situava-se em Jundiaí. A permissão foi concedida um ano mais tarde, demarcando-se, no dia 22 de setembro daquele ano, o local que seria destinado à construção da…
Altitude média: 666 m
México
Como tal, a maioria dos territórios do México central e do norte estão localizadas em altitudes elevadas, e as maiores elevações são encontradas no Eixo Neovulcânico: Pico de Orizaba (5 700 m), Popocatépetl (5 462 m), Iztaccíhuatl (5 286 m) e o Nevado de Toluca (4 577 m). Três grandes aglomerações…
Altitude média: 412 m
Salvador
Brasil > Bahia > Região Metropolitana de Salvador
A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade…
Altitude média: 19 m
Juazeiro
Brasil > Bahia > Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro
Altitude média: 442 m
Belo Horizonte
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril. Os habitantes deram o nome de Curral del Rei, por causa do cercado ou curral ali…
Altitude média: 895 m
Mato Grosso do Sul
Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre duzentos e seiscentos metros.
Altitude média: 349 m
Paraná
Mais de 52% do território do Paraná localiza-se além de 600 m e 89% para além de 300 m; apenas 3% localiza-se aquém de 200 metros. Dominam o relevo do estado as áreas aplainadas dispostas a enorme altitude, formando planaltos montanhosos que compõem as serras do Mar e Geral. Os terrenos mais baixos…
Altitude média: 548 m
Pelotas
Brasil > Rio Grande do Sul > Aglomeração Urbana do Sul
Por estar situada numa planície costeira, a área urbana do município situa-se em baixa altitude, com, em média, 7 metros acima do nível do mar. O interior do município está sobre um planalto com elevações médias, denominado Serras de Sudeste, com cerros de ondulações moderadas e cobertos com…
Altitude média: 85 m
Paraguai
O Paraguai está localizado no centro-sul da América do Sul. A topografia da área do leste do país é extensamente plana. O principal produto de exportação cultivado nessa região é a soja. No oeste, a principal atividade econômica do cerrado do Grande Chaco é a pecuária. O rio Paraguai divide o país…
Altitude média: 199 m
Cotia
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
O nome da cidade é derivado da palavra “koty”, que no idioma m’byã (guarani) significa “ponto de encontro”, e que resultou nas antigas versões Coty, Cuty, Cutia, Acutia, Acotia (usadas em várias localidades brasileiras no período colonial) e na atual designação Cotia, referida com a letra "o"…
Altitude média: 859 m
Goiás
O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. Há bastante variação de relevo no território goiano, onde ocorrem terrenos cristalinos sedimentares antigos, áreas de planaltos bastante trabalhadas pela erosão, bem como chapadas,…
Altitude média: 579 m
Joinville
A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas quatro metros, o que, em dias de maré muito alta, causa alagamentos. Há morros elevados em torno da cidade. O ponto culminante é o pico Serra Queimada, com 1 325 metros de altitude, na Serra Queimada.
Altitude média: 162 m
Goiânia
Goiânia está em uma região de dobramentos formados no período neoproterozoico, cujo relevo do local é composto por planaltos com pequenos declives, o que dá ao território paisagens aplanainadas, O solo da cidade é do tipo terra roxa. Geomorfologicamente, Goiânia está dividida em cinco categorias:…
Altitude média: 795 m
Ilha Sumítica
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Ilhabela
Altitude média: 1 m
Taubaté
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
5 de fevereiro de 1842 (180 anos) (elevação a cidade)
Altitude média: 701 m
Santos
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839 quando a Assembleia Provincial (que hoje equivale a Assembleia Legislativa Estadual) resolveu aprovar uma Lei que elevou a Vila de Santos à condição de Cidade, assinada por Venâncio José Lisboa, presidente da Assembleia. Logo, comemora-se…
Altitude média: 331 m
Ribeirão Pires
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A emancipação de Ribeirão Pires é um processo que decorre das transformações territoriais da região hoje denominada Grande ABC Paulista. Este processo começa em 1907, quando Ribeirão Pires perde seus domínios territoriais sobre a região do Alto da Serra, elevada a Distrito de Paz com o nome de…
Altitude média: 799 m
Poços de Caldas
O município situa-se num planalto elíptico, com área aproximada de 750 km², altitude média de 1300 m e campos suavemente ondulados. É rodeado de montanhas com altitudes entre 1600 m e 1800 m.
Altitude média: 1.188 m
Mauá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A paisagem mauaense é dominada pela formação de morros e picos íngremes, típicos da Serra do Mar e por profundos vales alagadiços, hoje na grande maioria aterrados e ocupados de forma desordenada, o que justifica a alta incidência de enchentes. Somente a região do vale do Rio Tamanduateí, no bairro…
Altitude média: 805 m
Mato Grosso
Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, sendo que a maior parte…
Altitude média: 330 m
Teresina
Brasil > Piauí > Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina
Com uma latitude de 05°05'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros de elevação em relação ao nível do mar. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. A parte central da cidade está…
Altitude média: 134 m
Petrópolis
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Petrópolis situa-se a 68 km do Rio de Janeiro. A área central urbana de Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, subsetor da Serra do Mar. O município de Petrópolis apresenta relevo extremamente acidentado, com ocorrência de grandes…
Altitude média: 832 m
Nova Petrópolis
Nova Petrópolis é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 29º22'33" Sul e a uma longitude 51º06'43" Oeste, estando a uma altitude que varia de 50 a 840 metros. Possui uma área de 291,079 km².
Altitude média: 419 m
Itapetininga
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2020 era estimada pelo IBGE em 165,526 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma…
Altitude média: 660 m
Guaíba
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Segundo o escritor Fernando Worm, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento foi fundada por alvará imperial de Sua Majestade D. Pedro II em 17 de fevereiro de 1857. O terreno foi doado por dona Isabel Leonor por promessa feita à Mãe de Jesus, para a qual pediu, no momento do parto, que protegesse a sua vida e…
Altitude média: 22 m
Belford Roxo
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
A topografia do município se apresenta como suavemente acidentada, com muitos morros. A altitude máxima é de aproximadamente 121 metros. Na parte sul e norte da cidade, existem mais elevações que na parte leste e oeste, tendo no norte a APA Alto Iguaçu(Área de Proteção Ambiental) e a APA…
Altitude média: 31 m
Juiz de Fora
O relevo de Juiz de Fora é bem acidentado, correspondendo geomorfologicamente à Unidade Serrana da Zona da Mata, pertencente à Região Mantiqueira Setentrional. A altitude máxima é de 998 m. nas proximidades da serra dos Cocais e a mínima fica em 470 m no Rio Santo Antônio. A sede está em uma altitude…
Altitude média: 675 m
Sorocaba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
O relevo é classificado como ondulado, caracterizado por vertentes e altos de serra, com altitude média de 632 metros em relação ao nível do mar. A maior altitude é de 1.028 metros, nas cabeceiras do rio Pirajibu, na Serra de São Francisco, próximo a Alumínio. A menor altitude 539 metros está no vale…
Altitude média: 625 m
Campo Grande
Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os…
Altitude média: 435 m
Maceió
A vila de Maceió foi desmembrada no dia 5 de dezembro de 1815 da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, principalmente por causa do desenvolvimento advindo…
Altitude média: 54 m
Caxias do Sul
Caxias do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se no nordeste do estado a uma altitude de 817 metros, sendo a maior cidade da Serra Gaúcha; a segunda cidade gaúcha mais populosa, superada apenas pela capital Porto Alegre; e a 47.ª maior cidade brasileira.
Altitude média: 641 m
Mombaça
Depois, com a elevação a município, em 27 de novembro de 1851, conforme Resolução nº 555, batizaram o novo município com o nome de Maria Pereira, em uma homenagem à antiga proprietária da fazenda de mesmo nome. Em 9 de julho de 1892, pelo decreto nº 69, o nome do município foi mudado para Benjamin…
Altitude média: 354 m
Região Metropolitana de São Paulo
Na prática o clima da Região Metropolitana de São Paulo é o Tropical de altitude, tipo Cwa, porém muitos acreditam ser do tipo Subtropical por estar com a maior parte desta área, um pouco, ao sul do Trópico de capricórnio. A Topografia e a proximidade do mar (Maritimidade), cerca de 70 km, são os…
Altitude média: 547 m
Sapucaia do Sul
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Altitude média: 30 m
São João del-Rei
São João del-Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Atlântica e Cerrado. No seu relevo, formado pelas serras do complexo da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos e…
Altitude média: 999 m
Nova Lima
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
O relevo de Nova Lima é majoritariamente formado por terrenos acidentados, tanto na área central da cidade, quanto no restante do território. Segundo a classificação do prof. Jurandyr Ross, o município integra a região denominada "Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste", composto principalmente…
Altitude média: 1.060 m
Divinópolis
O clima é semiúmido com estação seca, classificado como tropical de altitude (Cwa segundo Köppen) com ventos dominando de sudeste e nordeste, fracos e moderados, umidade relativa do ar (URA), em média, nos 66%. Índice pluviométrico de aproximadamente 1 400 mm e temperatura média anual de 22 °C.
Altitude média: 780 m
Araraquara
Com uma área territorial de 1.003,625 km² é o 38º maior município do estado e o 1402º do país. Localizada a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros, Araraquara situa-se a 43 quilômetros do centro geográfico (Obelisco) do Estado de São Paulo, e a 270…
Altitude média: 622 m
Fortaleza
Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 313,140 km² de área e 2 643 247 habitantes estimados em 2018, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8 390,76 hab/km². É a maior cidade do Ceará em…
Altitude média: 19 m
Manaus
Além dos feriados nacionais, o município reconhece outras três datas anuais como sendo feriado decretado: o dia 5 de setembro, em virtude da comemoração da elevação do Amazonas à categoria de província; 24 de outubro, data de aniversário do município; e o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da…
Altitude média: 68 m
Portugal
Portugal apresenta uma topografia diversificada que varia significativamente de norte a sul. No norte, predominam as paisagens montanhosas, com serras como a do Gerês, Peneda e Marão, onde os picos podem ultrapassar os 1.500 metros de altitude. Estas áreas são caracterizadas por vales profundos e rios…
Altitude média: 268 m
Região Nordeste
Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2 033…
Altitude média: 229 m
Ponta Porã
Está a uma altitude média de 755 m. Ponta Porã está situada na Serra de Amambai, que é uma continuidade da Serra de Maracaju. Apresenta uma topografia plana e levemente ondulada, sendo o ponto culminante a Serra de Maracaju, iniciando a elevação máxima no distrito de Cabeceira do Apa a 850 metros acima…
Altitude média: 465 m
Franca
Em 1819, Franca foi visitada pelo naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que deixou o seguinte relato sobre o local: "A vila de Franca, onde pousei, é aprazivelmente localizada em meio de vastas pastagens, numa região descoberta, semeada de capões de mato e recortada por profundos vales. Ocupa essa…
Altitude média: 847 m
Teresópolis
O relevo do município é predominantemente montanhoso e caracterizado por ondulações, tendo resquícios de domínio de morros e de serras baixas na região oeste e de escarpas serranas na região limítrofe com os municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. As maiores elevações podem ser encontradas…
Altitude média: 877 m
São Francisco do Sul
Localiza-se à latitude 26°14'36" sul e à longitude 48°38'17" oeste, estando à altitude de 9 metros. Sua população aferida pelo IBGE no censo demográfico em 2010 era de 42 520 habitantes e a população estimada para 1.º de julho de 2021 era de 54 751 habitantes. Sua área é de 493,266 km².
Altitude média: 16 m
Peruíbe
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
A altitude média é de 5,88 metros. O território tem predominância de planície costeira, com o Morro do Guaraú, a Serra de Jureia-Itatins e a Serra do Mar. Possui 32 km de praias, desde aquelas altamente urbanizadas até praticamente desertas e bem preservadas, além das ilhas de Queimada Grande, que…
Altitude média: 113 m
Parnaíba
Em 1758, Domingos Dias da Silva trouxe riqueza à região e iniciou o desenvolvimento. A Vila de São João da Parnaíba foi criada em 1762, transformando-se em entreposto comercial de carne e couro. Em 1801, o distrito foi renomeado como Parnaíba e, em 1844, foi elevado à categoria de cidade. A construção…
Altitude média: 15 m
Nova Friburgo
Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 é de 190 084 habitantes. Localiza-se no centro-norte do estado, a 22º16'55" de latitude sul e 42º31'52" de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros, distando 136 km…
Altitude média: 792 m
Miguel Pereira
Localiza-se a 22º27'14" de latitude sul e 43º28'08" de longitude oeste, a uma altitude de 618 metros. Possui o curioso formato de um peixe, que está praticamente sobre a Reserva Biológica do Tinguá, que, recentemente, concorreu a um dos postos das 7 Maravilhas do Rio promovido pelo jornal "O Globo". Suas…
Altitude média: 476 m
Itaquaquecetuba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A denominação reduzida para Itaquaquecetuba ocorreu somente no século XX, quando se separou de Mogi das Cruzes, com sua elevação a município, e com o território do respectivo distrito, pela lei Nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, posta em execução a 1 de janeiro de 1954. Como município, ficou…
Altitude média: 765 m
Criciúma
Localiza-se a uma latitude 28º40'39" Sul e a uma longitude 49º22'11" Oeste, estando a uma altitude média de 46 metros.
Altitude média: 41 m
Brusque
O clima de Brusque, segundo Köppen, classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes, apresentando uma temperatura média anual de 20 °C. A temperatura mínima média é de 15 °C e a máxima de 27 °C, sendo comum ocorrência de temperaturas negativas em bairros mais altos e…
Altitude média: 190 m
Lages
Assentamento fundado no século XVIII pelo bandeirante português Correia Pinto, como estalagem tropeira (para a rota entre Rio Grande do Sul e São Paulo) às margens do rio Carahá, em um planalto coberto por floresta de araucária e com altitude média de 900 m (propiciando a ocorrência de neve). Integrou…
Altitude média: 1.011 m
Londrina
O ponto mais alto do município tem uma altitude de 820 – 844 m e fica próximo a Lerroville, a leste, na estrada em direção à represa. Localiza-se em um espigão, não sendo perceptível, uma vez que não é um morro mas apenas um ponto demarcado. O solo da região é de origem basáltica, entretanto,…
Altitude média: 590 m
Guarulhos
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
O município de Guarulhos apresenta um clima tropical de altitude, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada esporádica em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE - NO - E…
Altitude média: 841 m
Rio Tejo
Portugal > Área Metropolitana de Lisboa > Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras
Altitude média: 11 m
Distrito Federal
O Distrito Federal se localiza a 15°50’16" de latitude sul e a 47°42’48" de longitude oeste, com altitudes entre 1 000 e 1 200 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Central, cujo relevo é, na maior parte, plano, apresentando algumas leves ondulações. A flora corresponde à…
Altitude média: 983 m
Mairiporã
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
Mairiporã situa-se a uma altitude média de 790 metros. As partes mais altas do município estão na Serra da Cantareira, onde as altitudes superam os 1.100 metros em algumas regiões. Já as partes mais baixas estão no entorno do vale do Rio Juqueri e da Represa Paulo de Paiva Castro.
Altitude média: 888 m
Florianópolis
Florianópolis é uma das três capitais do Brasil situadas em ilhas (as outras duas são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na ilha de Santa Catarina, que está situada de forma…
Altitude média: 92 m
Seropédica
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Localiza-se a 22° 44′ 38″ de latitude sul, 43° 42′ 28″ de longitude oeste, na região oeste da Baixada Fluminense a uma elevação de 26 metros do nível do mar. Está a uma distância de 75 quilômetros da capital do estado. Limita-se a oeste com os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri,…
Altitude média: 55 m
Imperatriz
Sua elevação à categoria de cidade é datada de 22 de abril de 1924, no governo Godofredo Mendes Viana (Lei nº 1.179). Imperatriz, até então, permanecia em um isolamento secular, com um crescimento tímido e lento. O início da transformação socioeconômica e do crescimento populacional se deu a partir…
Altitude média: 198 m
Guarujá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
A Ilha de Santo Amaro surge em sua atual forma no final da Era Glacial, entre 20 mil e 123 mil anos atrás, quando o Canal de Bertioga e o Estuário de Santos são abertos com a contínua elevação do nível do Oceano Atlântico e criam a atual ilha, separando-a do continente.
Altitude média: 36 m
Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, emancipado de Rio Pardo e instalado em 1820. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí, porém em seu lugar foi construída a Ponte do Fandango. Fisiograficamente, está na Depressão Central do Rio…
Altitude média: 121 m
Atibaia
Atibaia, oficialmente Estância Climática de Atibaia, é um município no estado de São Paulo, Brasil. Localiza-se a uma altitude de 803 metros acima do mar. É uma das onze cidades que integram a Região Imediata de Bragança Paulista, sendo a segunda cidade mais populosa desta região. A Região Imediata…
Altitude média: 861 m
Marabá
O povoamento de origem europeia da região de Marabá principiou no início do século XIX, porém, somente consolidou-se com a chegada de imigrantes árabes, goianos e maranhenses, em 1894. A emancipação municipal se deu em 1913, ocorrendo a elevação da sede para categoria de cidade em 1923. O…
Altitude média: 182 m
Tocantins
A economia tocantinense se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja, melancia), na pecuária e em criações. No setor terciário suas principais atividades estão concentradas em Palmas e também nos municípios que estão localizados às margens da Rodovia Belém-Brasília, principal…
Altitude média: 342 m
Cuiabá
Brasil > Mato Grosso > Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá
Tem-se confundido muito a fundação do arraial da Forquilha por questões ideológicas. Estudos historiográficos há muito já traçaram a diferença entre uma e outra fundação, alegando-se que o 1° de janeiro seria a data de elevação do arraial da Forquilha à categoria de vila, o que é um…
Altitude média: 259 m
Osasco
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A altitude do município varia de 740 a 1009 metros, com uma área total de 64,935 km² e uma densidade demográfica de 10 700,62 habitantes por km². O clima é considerado subtropical úmido, tendo verões quentes e chuvosos; Invernos não muito secos e de temperaturas amenas; Demais estações do ano…
Altitude média: 768 m
João Pessoa
Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de João Pessoa
A cidade localiza-se na porção mais oriental das Américas e do Brasil, com longitude oeste de 34º47'30" e latitude sul de 7º09'28. O local é conhecido como a Ponta do Seixas. A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio…
Altitude média: 24 m
Praça Frei Barauna
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba > Sorocaba
Altitude média: 578 m
