Mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.

Brasil
O relevo do Brasil é caracterizado por uma combinação de planaltos, planícies e depressões, resultando em uma topografia diversificada. Os planaltos ocupam grande parte do território, com destaque para o Planalto Central, que se estende pelo centro do país, e o Planalto Meridional, presente nas regiões…
Altitude média: 368 m

São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
São Paulo, localizada na Região Sudeste do Brasil, é uma metrópole situada em uma área de transição entre a planície litorânea e o planalto paulista, com uma topografia bastante variada. A cidade está posicionada a cerca de 760 metros acima do nível do mar, em uma região caracterizada por um relevo…
Altitude média: 716 m

Belo Horizonte
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril. Os habitantes deram o nome de Curral del Rei, por causa do cercado ou curral ali…
Altitude média: 895 m

Porto Alegre
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…
Altitude média: 26 m

Rio de Janeiro
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após…
Altitude média: 43 m

Minas Gerais
A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima…
Altitude média: 559 m

Salvador
Brasil > Bahia > Região Metropolitana de Salvador
A centralização como capital junto à colonização lusitana foram importantes fatores na formação do perfil do município, da mesma forma que certas características geográficas. A construção da cidade se deu acompanhando a topografia acidentada, inicialmente com a formação de dois níveis (Cidade…
Altitude média: 19 m

Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Podem-se descrever quatro unidades morfológicas no estado:…
Altitude média: 205 m

Nova Friburgo
Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 é de 190 084 habitantes. Localiza-se no centro-norte do estado, a 22º16'55" de latitude sul e 42º31'52" de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros, distando 136 km…
Altitude média: 792 m

Curitiba
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 963 726 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…
Altitude média: 912 m

Uberaba
Em em 2 de março de 1820, O Sargento-Mor Eustáquio (Major Eustáquio) pediu e conseguiu de D. João VI a elevação de Uberaba à categoria de freguesia com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba, desmembrada da Freguesia do Desemboque.
Altitude média: 789 m

Santa Catarina
Santa Catarina possui 77% de seu território além de 300 metros e 52% além de 600 metros. Destaca-se dentre as unidades federativas brasileiras de relevo mais alto. Quatro unidades geomorfológicas, que vão do litoral ao interior, formam o relevo estadual: baixada litorânea, Serra do Mar, planalto…
Altitude média: 530 m

Bauru
No relevo de Bauru apresenta-se predominância de áreas onduladas, sendo que as ondulações correspondem a 64,71% do total do território bauruense, enquanto que áreas planas constituem 23,85% do total. É um relevo rebaixado e dissecado em suas bordas, considerado residual de condições tropicais…
Altitude média: 527 m

Angola
As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os mil e os dois mil metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao…
Altitude média: 834 m

Campo Grande
Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os…
Altitude média: 435 m

São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A geologia local é constituída por terrenos policíclicos. representados por rochas metamórficas, migmatitos e granitoides, onde assentam-se sedimentos cenozoicos das bacias sedimentares locais. A altitude do município, tomando como referência o marco zero da cidade na Praça da Sé, é de 760 metros,…
Altitude média: 785 m

Peru
As montanhas dos Andes e o oceano Pacífico definem as três regiões tradicionalmente usadas para descrever o país geograficamente. A costa (litoral), a oeste, é uma planície estreita, em grande parte árida, exceto por vales criados por rios sazonais. A serra (planalto) é a região da cordilheira…
Altitude média: 645 m

Porto Velho
A capital Rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central brasileiro. O relevo do município é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões, com variações…
Altitude média: 125 m

Pará
O território paraense é coberto pela maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontram abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas seguintes serras: Serra dos Carajás, Serra do Cachimbo e Serra do Acari. Nos últimos anos, o…
Altitude média: 176 m

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do Paraná, destaca-se por um relevo suavemente ondulado, com altitudes que variam entre 90 e 300 metros, e uma média de aproximadamente 200 metros. Essa topografia favorece o desenvolvimento agrícola na região. O município é delimitado a oeste pelo rio Paraná,…
Altitude média: 228 m

Florianópolis
Florianópolis é uma das três capitais do Brasil situadas em ilhas (as outras duas são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na ilha de Santa Catarina, que está situada de forma…
Altitude média: 92 m

Ibiúna
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
Ibiúna é um município brasileiro do estado de São Paulo. Situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Piedade. Localiza-se a uma latitude 23º39'23" sul e a uma longitude 47º13'21" oeste, estando a uma altitude de 996 metros. Sua…
Altitude média: 840 m

Região Metropolitana de São Paulo
Na prática o clima da Região Metropolitana de São Paulo é o Tropical de altitude, tipo Cwa, porém muitos acreditam ser do tipo Subtropical por estar com a maior parte desta área, um pouco, ao sul do Trópico de capricórnio. A Topografia e a proximidade do mar (Maritimidade), cerca de 70 km, são os…
Altitude média: 547 m

Tianguá
Distando 18 km da sede do município e numa altitude de 622 metros, o distrito de Pindoguaba foi criado pelo Decreto-Lei nº 448 de 20 de dezembro de 1938 com a denominação de Palmeirinha, nome retificado para Pindoguaba pelo Decreto Estadual nº 1.114 de 30 de dezembro de 1943. Pindoguaba é um termo…
Altitude média: 445 m

Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma cidade costeira, possuindo uma altitude média de apenas oito metros. Fundada em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio, foi elevada à categoria de município apenas em 1985, após sua…
Altitude média: 6 m

Fortaleza
Está localizada no litoral Atlântico, a uma altitude média de dezesseis metros, com 34 km de praias. Fortaleza possui 313,140 km² de área e 2 643 247 habitantes estimados em 2018, além da maior densidade demográfica entre as capitais do país, com 8 390,76 hab/km². É a maior cidade do Ceará em…
Altitude média: 19 m

Manaus
Além dos feriados nacionais, o município reconhece outras três datas anuais como sendo feriado decretado: o dia 5 de setembro, em virtude da comemoração da elevação do Amazonas à categoria de província; 24 de outubro, data de aniversário do município; e o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da…
Altitude média: 68 m

Bahia
Seu território está situado na fachada atlântica do Brasil. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). As altitudes da Bahia são modestas, de modo geral: o território baiano possui uma elevação…
Altitude média: 475 m

Rondônia
O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da…
Altitude média: 181 m

Pilar
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte > Belo Horizonte
Altitude média: 1.140 m

Ilha da Madeira
A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias na maior extensão da costa, que totaliza cerca de 160 km de extensão. A altitude média é de 1 371,6 m, sendo os pontos mais elevados o Pico Ruivo (1 862 m) e o Pico das Torres (1 853 m). As praias de areia…
Altitude média: 172 m

Rio de Janeiro
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas,…
Altitude média: 319 m

Região Nordeste
Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado, com 2 033…
Altitude média: 229 m

Região Sudeste
Em 1808, fugindo da invasão napoleônica, a Família Real Portuguesa se instalou no Rio de Janeiro. A época foi marcada por diversas mudanças econômicas na região, com a abertura dos portos para as nações amigas em 1810 e a elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e Algarves em 1816. Em 1821, o…
Altitude média: 295 m

Parque Aterro Sapopemba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo > São Paulo
Altitude média: 816 m

João Neiva
Com altitude mínima de 60m e máxima de 1090m, o município possui um relevo modelado com rochas cristalinas, classificando-se como ondulado a fortemente ondulado, com cotas variando de 100 a 600 metros, possuindo boa parte de sua área com declividade maior que 30%.
Altitude média: 182 m

Belo Oriente
O relevo do município de Belo Oriente é predominantemente montanhoso. Em aproximadamente 65 % do território belorientino há o predomínio de mares de morros e terrenos montanhosos, enquanto cerca de 65 % é coberto por áreas onduladas e os 15 % restantes são lugares planos. A altitude máxima encontra-se…
Altitude média: 339 m

América do Sul
A cultura Chavín foi uma civilização que até antes do descobrimento de Caral-Supe era considerada a primeira das Américas. A cultura se desenvolveu no norte do Peru, a cerca de 3 150 metros de altitude. O sítio arqueológico de Chavin de Huantar apresentou ocupação humana desde 1500 a.C. até 300 a.C..…
Altitude média: 283 m

Europa
Altitude média: 223 m

Mato Grosso do Sul
Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre duzentos e seiscentos metros.
Altitude média: 349 m

Belém
A partir da década de 1940, o município passou por outras duas grandes mudanças urbanísticas, devido novas tendências na construção civil e o plano de valorização do espaço da cidade, as vacarias foram loteados originando passagens com residências de alvenaria, e nas áreas mais altas e valorizadas…
Altitude média: 6 m

Plano Piloto
Brasil > Distrito Federal > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
Altitude média: 1.141 m

Distrito Federal
O Distrito Federal se localiza a 15°50’16" de latitude sul e a 47°42’48" de longitude oeste, com altitudes entre 1 000 e 1 200 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Central, cujo relevo é, na maior parte, plano, apresentando algumas leves ondulações. A flora corresponde à…
Altitude média: 983 m

Itália
As áreas costeiras da Ligúria, Toscana e a maioria do Sul geralmente se encaixam no estereótipo do clima mediterrâneo (classificação climática de Köppen, Csa). As condições nas áreas costeiras peninsulares podem ser muito diferentes dos terrenos e vales mais altos do interior, particularmente…
Altitude média: 293 m

Estados Unidos da América
As montanhas de Serra Nevada e a Cordilheira das Cascatas (Cascade Range) se encontram próximas à costa do Pacífico. O Monte McKinley, no Alasca, com 6 194 metros de altitude, é o ponto mais alto do país e de todo o continente. Os vulcões ativos são comuns ao longo do Alasca e nas Ilhas Aleutas e no…
Altitude média: 309 m

Teresina
Brasil > Piauí > Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina
Com uma latitude de 05°05'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros de elevação em relação ao nível do mar. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. A parte central da cidade está…
Altitude média: 134 m

São Carlos
A bacia do córrego do Gregório, que nasce em área rural, a leste da cidade de São Carlos, numa região de aproximadamente 900 metros de altitude (onde nascem também o rio Monjolinho e o ribeirão dos Negros, importantes cursos d'água deste município). Tem como afluentes pela margem direita o córrego…
Altitude média: 692 m

São Sebastião
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Em 1608, aproximadamente, João de Abreu e Diogo de Unhate alegando "estarem na Capitania há muitas décadas, serem casados, terem filhos e terem ajudado às suas custas, nas…
Altitude média: 202 m

Recife
Brasil > Pernambuco > Região Metropolitana do Recife
A altitude média em relação ao nível do mar é de quatro metros, sendo a cidade mais baixa do Brasil. Sua área territorial é composta de 67,43% de morros, 23,26% de planícies, 9,31% de áreas alagadas (aquáticas) e 5,58% de zonas especiais de preservação ambiental (ZEPA).
Altitude média: 20 m

Morretes
A fronteira ocidental de Morretes fica a cerca de 35 km do mar. Todas as divisas estaduais são formadas por acidentes geográficos, ao norte e oeste pelos espigões das Serras dos Órgãos, da Graciosa, do Marumbi e da Farinha Seca, no sudeste pelas serras da Igreja, das Canavieiras e da Prata. No sudeste, é…
Altitude média: 470 m

Santos
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana da Baixada Santista
Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839 quando a Assembleia Provincial (que hoje equivale a Assembleia Legislativa Estadual) resolveu aprovar uma Lei que elevou a Vila de Santos à condição de Cidade, assinada por Venâncio José Lisboa, presidente da Assembleia. Logo, comemora-se…
Altitude média: 331 m

Brasília
Brasil > Distrito Federal > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
No ano de 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luís Cruls e integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central.…
Altitude média: 1.084 m

Blumenau
Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o morro Spitzkopf, porém a proeminência mais alta é o morro Loewsky com 980 metros — ambos situados na zona sul e no interior do Parque Nacional da Serra do Itajaí. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.
Altitude média: 220 m

Vitória da Conquista
É a capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais. Pertence à Região Intermediária de Vitória da Conquista. Tem uma altitude média de 923 metros nas escadarias da Igreja Matriz, atingindo os 1 100 metros nas partes mais altas.…
Altitude média: 727 m

Viçosa
O centro da cidade encontra-se a uma altitude de 649 metros, o distrito de São José do Triunfo está a 674 metros acima do nível do mar e o distrito de Cachoeira de Santa Cruz tem uma altitude de 703 metros. O município de Viçosa caracteriza-se por estar no meio de um vale montanhoso e tem relevo…
Altitude média: 720 m

Teófilo Otoni
O relevo do município de Teófilo Otoni é predominantemente montanhoso. Aproximadamente 60 % do território teófilo-otonense é coberto por mares de morros e montanhas, enquanto em cerca de 30 % há o predomínio de terrenos ondulados, e os 10 % restantes são lugares planos. A altitude máxima encontra-se…
Altitude média: 541 m

São José do Rio Preto
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São José do Rio Preto
Desde a elevação à cidade até os tempos atuais, São José do Rio Preto sofreu diversas alterações em suas divisões distritais. Quando emancipada, a cidade era composta de seis distritos: Tanabi, Ibirá, Avanhandava, Itapirema, Itapura, Vila Adolpho e a Sede. Porém, após diversas mudanças, restam…
Altitude média: 527 m

São Francisco do Sul
Localiza-se à latitude 26°14'36" sul e à longitude 48°38'17" oeste, estando à altitude de 9 metros. Sua população aferida pelo IBGE no censo demográfico em 2010 era de 42 520 habitantes e a população estimada para 1.º de julho de 2021 era de 54 751 habitantes. Sua área é de 493,266 km².
Altitude média: 16 m

Salto
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba
Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12'03" Sul e a uma longitude 47º17'13" Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. Sua população (IBGE 2022) é de 141.988 habitantes.
Altitude média: 575 m

Petrópolis
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Petrópolis situa-se a 68 km do Rio de Janeiro. A área central urbana de Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, subsetor da Serra do Mar. O município de Petrópolis apresenta relevo extremamente acidentado, com ocorrência de grandes…
Altitude média: 832 m

Petrolina
Brasil > Pernambuco > Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro
O município se localiza na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, unidade que é formada pelas principais características do semiárido nordestino. Seu relevo é marcado por uma superfície de pediplanação muito monótona, sendo predominantemente suave-ondulado e atravessado por vales estreitos com…
Altitude média: 420 m

Ourinhos
O município de Ourinhos está localizado dentro da bacia hidrográfica do rio Paraná, a uma altitude média de 492 metros, tendo em seu território várias sub-bacias de pequenos e médios córregos com papéis importantes em sua configuração. Seus principais rios são o Paranapanema, Pardo e Turvo, sendo…
Altitude média: 449 m

Nova Lima
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte
O relevo de Nova Lima é majoritariamente formado por terrenos acidentados, tanto na área central da cidade, quanto no restante do território. Segundo a classificação do prof. Jurandyr Ross, o município integra a região denominada "Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste", composto principalmente…
Altitude média: 1.060 m

Montanhas
O relevo de Montanhas está incluído na depressão sublitorânea, uma área de transição entre os tabuleiros costeiros e o Planalto da Borborema, apresentando altitudes abaixo de cem metros. As áreas de menor altitude se caracterizam pela existência de rochas granito-gnáissicas do embasamento cristalino,…
Altitude média: 77 m

Magé
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Fica ao norte da capital do estado, distando desta cerca de 50 quilômetros. Localiza-se a 22º39'10" de latitude sul e 43º02'26" de longitude oeste, a uma altitude de cinco metros. Ocupa uma área de 385,7 quilômetros quadrados. Sua população, em 2017, foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e…
Altitude média: 294 m

Ji-Paraná
Localiza-se à latitude 10°53'07" sul e à longitude 61°57'06" oeste, estando à altitude de 170 metros. Possui área de 6 897 quilômetros quadrados, representando 2,9% do estado. Seu território tem, como limites, as cidades de: Vale do Anari ao norte, Theobroma ao noroeste, Ouro Preto do Oeste e Vale do…
Altitude média: 199 m

Jacareí
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
O relevo é irregular, formado por morros e várzeas, entre elevações da Serra da Mantiqueira. A cidade se localiza em um vale, aproximadamente a 23° S e 45º N, com altitude máxima em torno dos 730 metros e, nas áreas de várzea, beirando os 570 metros. A altitude média é de 580 metros.
Altitude média: 645 m

Itaúna
O relevo do município é 40% montanhoso, 40 % ondulado e 20% plano. O ponto de altitude máxima em itaúna situa-se na Serra Azul, com 1.330 metros de altitude, no limite com o município de Itatiaiuçu. Já o ponto de altitude mínima é a Fazenda Córrego do Sítio, com 727 metros de altitude.
Altitude média: 898 m

Itajaí
A cidade é basicamente plana — devido ao nível do mar; o local mais alto fica no Morro da Cruz, a 170 metros de altitude — grande parte da vegetação nativa pode ser observada em sua total beleza. Integra a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí sendo a cidade-sede , juntamente com os municípios…
Altitude média: 41 m

Guarapuava
Guarapuava está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, com a altitude variando entre 1 030 a 1 130 metros na sede do município. Em média, 850 metros, na divisa com Prudentópolis, e 1 300 metros, no alto do vale do Rio Pinhão, em Entre Rios.
Altitude média: 1.001 m

Dourados
No relevo, Dourados está próxima à serra de Maracaju. Apesar de estar a mais de 400 m de altitude média, a cidade tem topografia plana. O Rio Dourados, o principal de Dourados, faz parte da bacia do rio Paraná e sub-bacia do rio Ivinhema. Outros rios que banham o município são o próprio Ivinhema, que…
Altitude média: 389 m

Caruaru
O município está situado na unidade geoambiental da Província da Borborema, sendo formada por maciços e outeiros altos, com altitudes que variam entre 600 a 1 000 metros. O relevo é predominantemente movimentado, com vales profundos e vales dissecados, com altitude média de 554 metros acima do nível do…
Altitude média: 535 m

Canoas
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre
Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos.
Altitude média: 12 m

Campos do Jordão
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
A cidade fica à altitude de 1 628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. De acordo com o censo de 2022, a população é composta por 46 974 habitantes. Distante 183 quilômetros da cidade de São Paulo, suas principais vias de acesso são a Rodovia…
Altitude média: 1.411 m

Botucatu
Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 235 km da capital estadual, São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. Localiza-se a 22º53'09" de latitude sul, 48º26'42" de longitude oeste. Está a 840 metros de altitude e seu clima é…
Altitude média: 645 m

Barueri
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
O relevo é classificado como ondulado na maior parte da cidade praticamente, caracterizado por vertentes e altos de serra. O município tem altitude média de 719 metros em relação ao nível do mar. O ponto culminante do município está localizado na região oeste da cidade, entre os bairros Alto e Aldeia…
Altitude média: 792 m

Arujá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A data oficial do Dia do Município é a sua elevação a freguesia: 8 de junho. O primeiro prefeito foi Júlio Barbosa de Souza, de 1960 a 1963.
Altitude média: 759 m

Arroio do Meio
Localiza-se a uma latitude 29º24'04" sul e a uma longitude 51º56'42" oeste, estando a uma altitude de 54 metros. Possui uma área de 153,78 km² e sua população estimada em 2009 é de 19.059 habitantes.
Altitude média: 158 m

Araraquara
Com uma área territorial de 1.003,625 km² é o 38º maior município do estado e o 1402º do país. Localizada a 21º47'40" de latitude sul e 48º10'32" de longitude oeste, a uma altitude de 664 metros, Araraquara situa-se a 43 quilômetros do centro geográfico (Obelisco) do Estado de São Paulo, e a 270…
Altitude média: 622 m