Mapa topográfico Amapá
Mapa interativo
Clique no mapa para exibir a altitude.
Amapá
Localizado no Platô das Guianas (que se estende de leste a oeste desde o Amapá até a Venezuela), o estado do Amapá apresenta basicamente três modalidades de relevo: Planície Litorânea, caracterizada por ambientes propícios a inundações, pois a superfície é muito plana e dificulta a drenagem das águas; Baixo Planalto Terciário, refere-se a planaltos levemente elevados e planície litorânea; Planalto Cristalino, originário do período Pré-Cambriano, concentra diversas serras, colinas e morros. O relevo do estado é predominantemente plano com baixas altitudes. Se faz presente nas proximidades da foz do Rio Amazonas, no litoral e na bacia do Rio Oiapoque. Na porção centro-oeste e noroeste apresentam maiores elevações, podendo atingir 500 metros acima do nível do mar, destacando-se a Serra do Tumucumaque, a Serra do Navio e a Serra Lombarda. Aproximadamente 15% do estado são cobertos por solos B latossólicos. Outros 20% são B textual não hidromórficos (comumente ácidos e de baixa fertilidade natural, um dos motivos pelo excesso de alumínio). Embora a estrutura física desses dois tipos de solo seja favorável à agricultura, a pobreza de nutrientes exige rotações de ciclos curto, ou adições constantes de adubos. Solos hidromórficos pouco desenvolvidos cobrem 8% do território do Amapá (esses solos são afetados por erosões frequentes). Cerca de 3% dos solos do estado são concrecionários, adversas à agricultura.
Sobre este mapa
Nome: Mapa topográfico Amapá, altitude, relevo.
Local: Amapá, Região Norte, Brasil (-1.23618 -54.87625 4.65983 -49.29613)
Altitude média: 112 m
Altitude mínima: -5 m
Altitude máxima: 817 m
Outros mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.
Brasília
Brasil > Distrito Federal > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
No ano de 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luís Cruls e integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central.…
Altitude média: 1.084 m
São Paulo
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo
A geologia local é constituída por terrenos policíclicos. representados por rochas metamórficas, migmatitos e granitoides, onde assentam-se sedimentos cenozoicos das bacias sedimentares locais. A altitude do município, tomando como referência o marco zero da cidade na Praça da Sé, é de 760 metros,…
Altitude média: 785 m
Serra da Mantiqueira
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Passa Quatro
A serra tem uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Na serra da Mantiqueira existem diversas…
Altitude média: 2.271 m
Ilha Sumítica
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > Ilhabela
Altitude média: 1 m
Goiânia
Goiânia está em uma região de dobramentos formados no período neoproterozoico, cujo relevo do local é composto por planaltos com pequenos declives, o que dá ao território paisagens aplanainadas, O solo da cidade é do tipo terra roxa. Geomorfologicamente, Goiânia está dividida em cinco categorias:…
Altitude média: 790 m
Serra de Maracaju
A serra de Maracaju é uma serra que divide o estado do Mato Grosso do Sul em dois, a oeste da capital, Campo Grande. A leste ficam os campos de cerrado, enquanto se inicia, a oeste, o Pantanal sul-matogrossense. As maiores altitudes da serra estão por volta de 750m, nas proximidades do município de…
Altitude média: 421 m
Porto Alegre
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre > Porto Alegre
Geologicamente a estrutura do terreno porto-alegrense é muito antiga. A cidade está localizada dentro dos limites da Bacia do Paraná, uma extensa bacia sedimentar que se estende para o norte até o centro do Brasil, cujos primeiros sedimentos foram depositados no Paleozoico, com vários acúmulos…
Altitude média: 27 m
Camburi
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > São Sebastião
Altitude média: 25 m
Alagamento / Inundação
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Piracicaba > Limeira
Altitude média: 568 m
Piracicaba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Piracicaba > Piracicaba
No relevo de Piracicaba apresenta-se predominância de áreas acidentadas, sendo que a depressão é maior na parte central de seu território. Ela continua pelo sentido leste-oeste do curso do rio Piracicaba, aumentando sua acentuação no interior da zona urbana a partir do salto do rio Piracicaba. Essa…
Altitude média: 557 m
Montes Claros
Brasil > Minas Gerais > Montes Claros
O ponto central da cidade tem uma altitude média de 655,21 metros. O ponto culminante do município é o Morro Vermelho, onde a altitude chega aos 1 075 metros. Em Montes Claros predomina um relevo ondulado, com mares de morros e montanhas. A altitude mínima, que é de 502 metros, encontra-se na foz do…
Altitude média: 776 m
Joinville
Brasil > Santa Catarina > Joinville
A cidade é em geral plana, situando-se ao lado da baía da Babitonga - um dos atrativos naturais do município, ocorrendo algumas pequenas elevações conforme vai se afastando. A altitude da sede é de 4,5 metros, embora, na parte central da cidade, a altitude chegue a apenas quatro metros, o que, em dias de…
Altitude média: 80 m
Curitiba
Brasil > Paraná > Região Metropolitana de Curitiba
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 773 718 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e…
Altitude média: 931 m
Recife
Brasil > Pernambuco > Recife
A altitude média em relação ao nível do mar é de quatro metros. Sua área territorial é composta de 67,43% de morros, 23,26% de planícies, 9,31% de áreas alagadas (aquáticas) e 5,58% de zonas especiais de preservação ambiental (ZEPA).
Altitude média: 23 m
Penedo
Brasil > Rio de Janeiro > Itatiaia
Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.
Altitude média: 461 m
Piedade do Paraopeba
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte > Brumadinho
Altitude média: 927 m
Rio do Peixe
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > São José dos Campos
Altitude média: 929 m
Residencial Canadá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Piracicaba > Piracicaba
Altitude média: 488 m
Parque Ecologico Milton Augusto Guimaraes
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte > Ribeirão das Neves
Altitude média: 833 m
Canoas
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre > Canoas
Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos.
Altitude média: 30 m
Palmeiras
Brasil > Goiás > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno > Água Fria de Goiás
Altitude média: 1.134 m
Campo de futebol do bairro São Basílio
Brasil > Rio de Janeiro > Região Metropolitana do Rio de Janeiro > Rio de Janeiro
Altitude média: 26 m
Florianópolis
Brasil > Santa Catarina > Florianópolis
Florianópolis é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras duas são Vitória e São Luís). Localiza-se no leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo oceano Atlântico. Grande parte de seu território (97,23%) está situado na ilha de Santa Catarina, que está situada de forma paralela ao…
Altitude média: 49 m
Pico do Jaraguá
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo > São Paulo
Pico do Jaraguá é um dos pontos mais altos do município de São Paulo, no Brasil, elevando-se a uma altitude de 1 135 metros. Situa-se no bairro do Jaraguá, a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.
Altitude média: 862 m
Ribeirão da Fartura
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte > São José dos Campos
Altitude média: 724 m
Agrovale Área II
Brasil > Bahia > Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro > Juazeiro
Altitude média: 398 m
Sorocaba
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de Sorocaba > Sorocaba
O relevo é classificado como ondulado, caracterizado por vertentes e altos de serra, com altitude média de 632 metros em relação ao nível do mar. A maior altitude é de 1.028 metros, nas cabeceiras do rio Pirajibu, na Serra de São Francisco, próximo a Alumínio. A menor altitude 539 metros está no vale…
Altitude média: 662 m
lapa grande
Brasil > Minas Gerais > Região Metropolitana de Belo Horizonte > Taquaraçu de Minas
Altitude média: 725 m
Belém
Belém (inicialmente Santa Maria de Belém do Pará e frequentemente chamada de Belém do Pará) é um município brasileiro e capital do estado do Pará, situado na região Norte do país, fundado em 12 de janeiro de 1616 pelos portugueses, às margens da baía Guajará (Paraná-Guaçu). É uma cidade…
Altitude média: 8 m
Açoita Cavalo
Brasil > Rio Grande do Sul > Região Metropolitana de Porto Alegre > Taquara
Altitude média: 136 m
Praça Bom Pastor
Brasil > São Paulo > Região Metropolitana de São Paulo > São Paulo
Altitude média: 778 m
Serra do Mar
A serra situa-se bem junto ao mar no norte, como por exemplo em Ubatuba. No centro há uns poucos quilômetros de planície nos quais estendem-se municípios como Praia Grande, e na direção de Iguape ao sul a largura da planície cresce para algumas dezenas de quilômetros. Junto à Grande São Paulo, a…
Altitude média: 1.214 m
Serra Formosa
Brasil > Minas Gerais > Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno > Buritis
Altitude média: 660 m
Ribeira de Cima
Brasil > Paraíba > Região Metropolitana de João Pessoa > Santa Rita
Altitude média: 18 m
