Mapa topográfico Campo Grande
Mapa interativo
Clique no mapa para exibir a altitude.
Campo Grande
Os tipos de solos originais que constituem o município são o latossolo vermelho escuro, latossolo roxo, areias quartzosas e solos litoicos. Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana. A Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os períodos Jurássico e Cretáceo, na Era Mesozoica. Estas rochas efusivas estão assentadas sobre arenitos eólicos da Formação Botucatu e capeadas pelos arenitos continentais, fluviais e lacustres. Sua menor altitude é 490 metros e a maior é de 701 metros, tendo altitude média de 532 metros.[carece de fontes?]
Sobre este mapa
Outros mapas topográficos
Clique em um mapa para visualizar sua topografia, sua altitude e seu relevo.
Dourados
No relevo, Dourados está próxima à serra de Maracaju. Apesar de estar a mais de 400 m de altitude média, a cidade tem topografia plana. O Rio Dourados, o principal de Dourados, faz parte da bacia do rio Paraná e sub-bacia do rio Ivinhema. Outros rios que banham o município são o próprio Ivinhema, que…
Altitude média: 389 m
Três Lagoas
Sua menor altitude é de 260 metros na barranca do Rio Paraná, e a maior é de 518 metros, na Serrinha do distrito de Garcias. No núcleo urbano, a altitude média é de 320 metros. No município, a altitude média varia entre 350 e 400 metros.
Altitude média: 377 m
Ponta Porã
Está a uma altitude média de 755 m. Ponta Porã está situada na Serra de Amambai, que é uma continuidade da Serra de Maracaju. Apresenta uma topografia plana e levemente ondulada, sendo o ponto culminante a Serra de Maracaju, iniciando a elevação máxima no distrito de Cabeceira do Apa a 850 metros acima…
Altitude média: 465 m
Corumbá
Os plintossolos (tipo de solo mais encontrado no pantanal) são originários de sedimentos arenoargilosos do quaternário, são pobres em húmus, com a propriedade de endurecer irreversivelmente quando submetido a ambiente oxidante e, em geral, de baixa fertilidade. A altitude na planície da região de…
Altitude média: 149 m
Naviraí
A altitude média na sede do município é de 362 m. O relevo do município de Naviraí pertence à formação Caiuá, de idade cretácea superior e está assentado na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores com duas Unidades Geomorfológicas: Divisores das Sub-Bacias Meridionais e Vale do…
Altitude média: 329 m
Serra de Maracaju
A serra de Maracaju é uma serra que divide o estado do Mato Grosso do Sul em dois, a oeste da capital, Campo Grande. A leste ficam os campos de cerrado, enquanto se inicia, a oeste, o Pantanal sul-matogrossense. As maiores altitudes da serra estão por volta de 750m, nas proximidades do município de…
Altitude média: 421 m
Ivinhema
Está a uma altitude de 362 m. Divide-se em duas unidades geomorfológicas: Sub-bacias Meridionais e Vale do Paraná.
Altitude média: 338 m
Bonito
A Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Complexo do Pantanal, é formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena. Possui altitude de 315 metros.
Altitude média: 321 m
Alcinópolis
Alcinópolis está situado numa das regiões agrícolas de maior altitude do estado, produzindo uma grande quantidade de semente de soja e algodão com excelente qualidade. O município é um dos primeiros em produtividade do estado de Mato Grosso do Sul.
Altitude média: 466 m
Anaurilândia
Está a uma altitude de 312 m. Município com características de relevo plano e suave ondulado, destaca-se no interior, modelados planos e dissecados tabulares, sendo as acumulações fluviais muito significativa e amplas, devido a sua proximidade à calha do rio Paraná. O município de Anaurilândia…
Altitude média: 335 m
Chapadão do Sul
Está a uma altitude de 905 m em sua sede. Um terço do município compreende um planalto totalmente mecanizável com altitude média de 905m e o restante é formado de áreas mais baixas, 500 à 600m de altitude, levemente onduladas.
Altitude média: 604 m
Itaquiraí
Está a uma altitude de 340 m. Tem, como característica principal, áreas planas entremeadas com relevos tabulares. As áreas planas de acumulação predominam ao longo dos rios principais, representada por larga faixa próxima ao rio Paraná e, ao norte, com o rio que lhe serve de limite. O município de…
Altitude média: 313 m
Sete Quedas
Está a uma altitude de 407 m. O município de Sete Quedas encontra-se se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, com unidade geomorfológica; Divisores das Sub-Bacias Meridionais. Apresenta Modelados Planos-P, relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva;…
Altitude média: 353 m
Selvíria
Está a uma altitude de 357 m. O norte do município apresenta um terreno mais movimentado, com modelados de dissecação colinosos que dão uma topografia ondulada. O restante da área é composto basicamente por relevos tabulares, sendo que, na medida em que se aproxima da calha do Rio Paraná, a…
Altitude média: 376 m
Pedro Gomes
Está a uma altitude de 280 m, chegando a 400 metros no alto da serra.
Altitude média: 352 m
Antônio João
Está a uma altitude de 681 metros, sendo a altitude máxima de 725 metros e a mínima de 282 metros. Composto por modelados de dissecação tabulares e planos, porém com algumas formas levemente onduladas, justificando um declive em algumas pequenas áreas escarpadas de 11°, apresenta uma fisionomia suave…
Altitude média: 493 m
Aquidauana
Está a uma altitude de 149 m. Está situada numa região da Serra da Piraputanga e Maracaju. Seu território se divide em duas partes: a baixa (dois terços do município) e a alta (Serra de Maracaju/Piraputanga).
Altitude média: 188 m
Juti
Está a uma altitude de 373 m. A geomorfologia encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico Basálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Divisores das Sub-Bacias Meridionais e Planalto de Dourados. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva,…
Altitude média: 376 m
Vicentina
Está a uma altitude de 368 m. As altitudes são modestas e quase uniformes, sua cota mínima é a noroeste, com 330 metros e a máxima 492 metros no estremo sul do município.
Altitude média: 393 m
Nova Andradina
Está a uma altitude de 380 m. Superfícies planas, entremeadas por modelados de dissecação tabulares que apresentam configurações suaves ondulada, porém algumas áreas de topos aguçados estão presentes na porção leste do município. As áreas de acumulação fluvial estão próximas aos rios…
Altitude média: 332 m
Anastácio
Está a uma altitude de 160 m. Predomina as formas dissecados tabulares e colinosas com declividades ainda suaves e onduladas de até 11° no extremo sudoeste, contém também modelados de acumulação em área pantaneira. O município de Anastácio divide-se em duas Regiões.
Altitude média: 240 m
Paranhos
Está a uma altitude de 429 m e apresenta um relevo suave ondulado, onde encontram-se áreas planas e dissecados tabulares. Com declividades modestas de 5°, esta é praticamente toda a configuração do relevo do município, porém, a sudeste, encontramos dissecados colinosos, com declividades mais acentuadas…
Altitude média: 347 m
Japorã
Está a uma altitude de 357 m. Apresenta predominância dos modelados de topos tabulares e colinosos, como também modelados de acumulação nas margens ribeirinhas.
Altitude média: 308 m
Sonora
Está a uma altitude de 442 m. O município de Sonora está dividido em cinco Regiões Geomorfológicas.
Altitude média: 335 m
Bandeirantes
Está a uma altitude de 629 m. Apresenta principalmente relevo plano elaborado por várias fases de retom ada erosiva e relevos elaborados pela ação fluvial. A noroeste, encontra-se um relevo mais movimentado onde o declive não é tão significativo quanto ao modelado. Os modelados de dissecação tabulares…
Altitude média: 513 m
Maracaju
Está a uma altitude de 384 m. Composto por dissecados tabulares, extremo norte, cuestas e dissecados colinosos assim como a sul do município. Acompanhando estes dissecados, encontram-se algumas áreas escarpadas. Encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores com a unidade Planalto de…
Altitude média: 437 m
Bodoquena
A Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Complexo do Pantanal, é formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena. Conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Possui altitude de 132 metros.
Altitude média: 263 m
Sidrolândia
Com altitude de 484 metros, é 22% plano, 60% levemente ondulado, 10% ondulado e 8% acidentado.
Altitude média: 420 m
Corumbá
Brasil > Mato Grosso do Sul > Corumbá
Os plintossolos (tipo de solo mais encontrado no pantanal) são originários de sedimentos arenoargilosos do quaternário, são pobres em húmus, com a propriedade de endurecer irreversivelmente quando submetido a ambiente oxidante e, em geral, de baixa fertilidade. A altitude na planície da região de…
Altitude média: 131 m
Água Clara
Situa-se a uma altitude de 303 metros. O município de Água Clara encontra-se na Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Rampas Arenosas dos Planaltos Interiores e Divisores Tabulares dos Rios Verde/Pardo. Apresenta relevo plano geralmente…
Altitude média: 424 m
Rio Paraguai
Brasil > Mato Grosso do Sul > Corumbá
A primeira divisão, Paraguai Superior, possui extensão de 430 km e caracteriza-se por possuir corredeiras, um caminho tormentoso, e um gradiente de, em média, 75 cm/km. As altitudes variam de 300 a 125 metros acima do nível do mar. Este primeiro trecho do rio caracteriza-se por ser de difícil navegação.…
Altitude média: 90 m